Anúncios Patrocinados
Boa Tarde - Mauá,
Domingo, 28 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
domingo, 23 de junho de 2013 - 13:09h
Gravidez aos 50 ano !! Uma escolha segura ?
 
Gravidez aos 50 ano !! Uma escolha segura ?

A gravidez após os 50 anos é considerada uma gravidez de risco para a mãe e para o bebê

É cada vez mais comum ouvir histórias de mulheres que engravidaram aos 50 anos. Com a vida moderna, elas investem na carreira profissional, nas viagens e acabam adiando os planos de casar e ser mãe. Mas afinal, o corpo da mulher ainda está preparado para a gestação aos 50 anos de idade?


A gravidez aos 50 anos é sempre considerada uma gravidez de risco para a mãe e para o bebê. “Porém, se ela tiver uma vida saudável e nenhum problema de saúde como, por exemplo, pressão alta, diabetes, cardiopatias ou doenças renais, é possível sim que seu corpo consiga lidar com todas as alterações fisiológicas que virão com a gravidez”.

No entanto, a chance de uma mulher engravidar espontaneamente a partir dos 45 anos é menos de 1%. Alguns registros demonstram que a incidência de partos de gestações naturais em mulheres acima de 50 anos é de 1:20000 a 1:60000 dos partos.

Os especialistas explicam que no caso improvável de uma mulher com mais de 50 anos engravidar com seus próprios óvulos, o risco desta gravidez resulta em uma taxa de aborto de pelo menos 50% e a uma incidência alta de alterações genéticas, como, por exemplo, um risco aumentado de ter um bebê com Síndrome de Down. Há também um risco significativamente maior de mortalidade materna e fetal com mulheres de 50 anos comparado com mulheres mais jovens. Além da maior probabilidade de desenvolver problemas como pressão alta, diabetes, doenças da tireóide e cardíaca durante a gravidez.

Atualmente, muitas mulheres com mais de 45 anos recorrem às técnicas de reprodução assistida com a utilização de óvulos doados. “Como acima de 50 anos é muito raro que a mulher tenha óvulos próprios para realizar qualquer tratamento de infertilidade, o tratamento principal consiste na fertilização in vitro com óvulos doados, ou seja, ela utiliza óvulos de uma doadora mais nova para realizar o tratamento”.

Esse é hoje o tratamento que apresenta os melhores resultados, porém, mesmo com a utilização da técnica as chances de gravidez é menor nesta faixa etária.

Por ser uma gravidez considerada de alto risco, a decisão de engravidar aos 50 anos deve ser tomada apenas depois de uma visita ao médico para realizar uma série de exames e verificar a saúde geral da mãe. Se o médico liberar a paciente para a gravidez, é importante que o pré-natal seja muito bem assistido para monitorar a saúde da mãe e do bebê durante toda a gestação.
fonte:guiadobe

A coluna plantão saúde deseja a todos leitores uma ótima semana.

Agora sua coluna esta no Facebook entre e curta a pagina.

facebook.com/plantao.saude.7

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7720 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br