Anúncios Patrocinados
Boa Tarde - Mauá,
Sábado, 27 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
sábado, 13 de abril de 2013 - 22:56h
Por que sentimos coceiras ?
 
Por que sentimos coceiras ?

O corpo humano é coberto por cerca de dois metros quadrados de pele. A pele é o único órgão constantemente exposto a irritações pelo contato com objetos e substâncias. As coceiras mais sérias podem ser causadas por alergias, doenças, infecções ou problemas emocionais. Neste artigo, vamos saber o que pode causar as coceiras.

A coceira, também conhecida como prurido, começa com algum tipo de estímulo externo, que pode ser originado por insetos, pó, fiapos de tecido e pêlos. Assim como a sensação de cócegas, a coceira é um mecanismo interno de defesa.

Quando se dá o estímulo na pele, ele pode não incomodar a princípio, mas logo vai começar a coçar. Logo que o fio de cabelo ou o pó encostar na sua pele, receptores na derme ficarão irritados. Em frações de segundo, esses receptores enviam pelas fibras da pele um sinal para a medula espinhal e depois para o córtex cerebral.

As mesmas fibras que enviam os sinais de coceira também são usadas para enviar sinais de dor para o cérebro, o que levou alguns cientistas a acreditar que a coceira era uma forma de dor leve. Essa idéia foi depois descartada devido a pesquisas que mostraram que a dor e a coceira produziam reações opostas. A dor desestimula o desejo de encostar no seu foco, enquanto a coceira nos dá vontade de arranhar e coçar a pele.

Assim que sentimos uma coceira, nossa reação natural é arranhar o local. O motivo para essa reação é simples: queremos nos livrar da irritação o mais rápido possível. Ao arranhar a área da irritação, sente-se alívio. Quando o cérebro percebe que o local foi arranhado, afastando o agente irritante, o sinal enviado para o cérebro de que você tem uma coceira é interrompido, deixando de ser reconhecido.

Mesmo que você não remova o agente irritante, o ato de arranhar vai causar uma pequena dor e desviar a atenção da coceira. O agente irritante que causou a coceira é muito pequeno (talvez tenha apenas alguns mícrons), afetando apenas algumas terminações nervosas. Quando você arranha o local onde se encontra o agente irritante, não apenas o remove como também irrita outras terminações nervosas além daquelas que já foram irritadas.

Boa semana a todos leitores da coluna Plantão saúde!

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br