Anúncios Patrocinados
Bom Dia - Mauá,
Sexta-feira, 29 de março de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 - 18:30h
Quais os honorários de um corretor de imóveis e quem deve pagá-los?
 
Quais os honorários de um corretor de imóveis e quem deve pagá-los?

Em regra, a comissão do corretor - na prática 6% do valor da venda - deve ser paga pelo vendedor do imóvel. A comissão só é devida quando da conclusão do negócio, ou seja, da venda do imóvel ou 100% do primeiro aluguel mais 8% dos alugueis subsequentes pela administração (se houver).

Um corretor de imobiliária de terceiros, ganha por uma venda, na média, 40% da comissão total do imóvel, ou seja, se a comissão da venda for de 6%, a parte do corretor é de 2,4%. Esse mesmo corretor também ganha caso o imóvel vendido seja uma captação dele (ele falou com o proprietário, tirou fotos, elaborou um anúncio, etc.)

Um corretor de imobiliária de lançamentos (imóveis na planta, ainda não construídos) ganha 0,85% sobre o valor do imóvel vendido mais uma premiação por meta dada pelas construtoras e, algumas vezes, sorteio de carros, motos e até apartamentos.

Mesmo que o pretenso comprador e o vendedor cheguem a um acordo e esteja tudo acertado para o fechamento do negócio, se houver desistência por parte de um deles, o corretor não terá direito à comissão, embora tenha trabalhado para aproximar as partes. Se a desistência, porém, ocorrer depois que as partes houverem assinado algum documento, mesmo que um contrato preliminar ou recibo que crie vinculação entre as partes terá o corretor nestas hipóteses, direito à comissão. Outra hipótese é quando o comprador buscou a imobiliária e a incumbiu de encontrar um imóvel de seu gosto, sendo concretizado o acordo com a anuência do corretor desta imobiliária. Nesta hipótese, o comprador estará sujeito a pagar a comissão.

Necessário ressaltar-se que, não pode o corretor acertar uma comissão com o vendedor e repetir a cobrança da mesma comissão do comprador, podendo, porém, vendedor e comprador, se preferirem, dividir o pagamento da comissão, combinando entre eles o valor que cada um pagará. Ressalte-se ainda que, qualquer irregularidade que venha ser cometida por corretor, o prejudicado poderá reclamar junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), órgão de fiscalização da classe. Como dica, verifique se o corretor está inscrito junto ao Creci.

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Roberto Lehpamer
Olá, tenho 49 anos e sou formado em Administração de Empresas e Transações de Técnicas Imobiliárias. Atualmente sou sócio proprietário da Empresa GLOBEWEB – Agência Digital e aqui tratarei de auxiliá-los no assunto sobre Mercado Imobiliário.
 

Escreve sobre

Tratará assuntos sobre o Mercado Imobiliário
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 09/05/2017
Caixa Reduz até 21% de Juros Para Financiamento Imobiliário

2ª 05/08/2016
Crise faz mais 5 mil corretores de imóveis abandonarem a carreira.

3ª 27/04/2016
Corretor de imóveis: saiba como planejar uma aposentadoria segura

4ª 06/01/2016
Preço médio dos imóveis tem queda real na região

5ª 27/07/2015
Caixa anuncia linha para financiamento de até 85% do imóvel com taxas de 7,85% a.a

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br