Anúncios Patrocinados
Bom Dia - Mauá,
Sexta-feira, 26 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013 - 20:32h
Cuidado com os beijos no carnaval ! ! Podem transmitir doenças
 
Cuidado com os beijos no carnaval ! ! Podem transmitir doenças


No carnaval de rua especialmente em salvador e nas micaretas durante o ano todo, quem participa de blocos, sabe muito bem como é comum a “beijação” desenfreada e sem pudor, e muitas bocas são beijadas em um único dia de forma aleatória e sem muito critério de seleção.

Muito samba, alegria, paquera, cerveja e pouca roupa.
Tudo isso está presente no carnaval.
Mas o que não falta mesmo é o bom e velho beijo na boca.


Como já se sabe, a camisinha é o acessório obrigatório para quem quer aproveitar a festa de forma saudável. Mas alguns profissionais da área de saúde alertam que também é preciso ter cuidado com aqueles beijinhos roubados no meio da folia ou os mais ousados em um lugar discreto.

Muitas pessoas recordam-se, com agrado, de um beijo de carnaval. Mas outras não tiveram a mesma sorte, pois a saúde ficou abalada por causa de um "simples" beijo.

Beijar é muito bom, mas, em apenas um beijo, duas pessoas trocam, em média, 250 bactérias e podem transmitir ou contrair doenças perigosas.

Além disso, a combinação de vários dias sem descanso adequado, debaixo de sol intenso, sem hidratação e alimentação equilibradas diminui a imunidade do corpo e a pessoa fica mais suscetível a doenças.

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO BEIJO

Gripe Suína: A própria gripe comum pode derrubar uma pessoa e deixar os dias de férias ou festa, prejudicados com: febre, tosse, coriza e dores de cabeça e no corpo, e esses sintomas podem durar mais de 1 semana.

Meningite Meningocócica: Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, vômitos, diarréia e rigidez dos músculos da nuca, ombros e costas, a doença tem uma evolução rápida e pode ser fatal.

Mononucleose: “doença do beijo” transmitida pelo vírus Epstein-Barr, como nem sempre a pessoa sabe que tem o vírus acaba transmitindo a doença a outras pessoas. Nos casos em que há sintomas, os principais são fadiga, dor de garganta, tosse e inchaço dos gânglios. Vale lembrar que o vírus pode ficar incubado de 30 a 45 dias no organismo e não tem cura, a pessoa vai carregá-lo para o resto da vida.

Herpes: Mesmo que no momento do beijo o parceiro não tenha nenhum indício do problema, ele pode ter o vírus causador da doença e transmiti-lo. Depois do contágio, não há cura e a pessoa passa a conviver com o herpes, que pode se manifestar anos mais tarde, geralmente durante fases em que estiver com a imunidade baixa. O herpes pode aparecer como um machucado na boca ou até mesmo em outras partes do corpo.

Cárie: Como já não bastasse as bactérias de sua boca, com o beijo você ira se contaminar com bactéria alheia, aumentando e diversificando a variedade de “monstrinhos” destruidores de dentes.

Sífilis: A doença é causada por uma bactéria chamada treponema pallidum, caracterizada por lesões da pele e mucosas e pode aparecer em diferentes partes do corpo. Pode levar até uma semana após o contágio para aparecer.


Plantão saúde deseja a todos os leitores um ótimo carnaval e lembrando sempre que sua saúde esta em primeiro lugar!!!!

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br