Anúncios Patrocinados
Bom Dia - Mauá,
Domingo, 28 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 - 13:41h
Pedra na Visícula ! Tire suas dúvidas
 
Pedra na Visícula !  Tire suas dúvidas

A vesícula biliar é uma pequena bolsa em forma de pera, localizada no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo do fígado.

Para que serve a vesícula?

A vesícula é uma pequena bolsa localizada abaixo do fígado, cuja principal função é armazenar a bile, um líquido amarelo-esverdeado, rico em colesterol, pigmentos e bicarbonato, produzido pelo próprio fígado. A bile é uma substância que auxilia na digestão das gorduras da alimentação.


Como surgem as pedras na vesícula (colelitíase)?


O processo de concentração da bile na vesícula é feito de modo a torná-la mais espessa, porém, sem que a mesma se solidifique. As pedras na vesícula, chamadas de colelitíase ou cálculo biliar, surgem quando ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias presentes na bile.

A pedra pode surgir quando a quantidade de água retirada da vesícula biliar for excessiva ou quando quantidade de substâncias na bile, como colesterol e pigmentos, estiver em quantidades exageradas, tornando-a saturada.

Fatores de risco para a (pedra na visícula) colelitíase

•Idade: incomum em pessoas jovens, o risco de se desenvolver colelitíase (cálculo na vesícula) é 4x maior a partir dos 40 anos de idade.

•Sexo: a pedra na vesícula é 3x mais comuns em mulheres, provavelmente como resultado da ação do estrogênio sobre a bile. Após a menopausa, o risco de desenvolver pedras cai bastante, tornando-se semelhantes ao dos homens.

•Gravidez: o excesso de estrogênio durante a gestação aumenta a saturação da bile.

•Reposição hormonal: outro mecanismo em que o estrogênio está envolvido.

•Obesidade: é o principal fator de risco em jovens, principalmente do sexo feminino

Sintomas de pedra na vesícula


Os sintomas começam a surgir quando a pedra torna-se maior que o orifício de saída da vesícula.

Uma pedra grande pode ficar impactada na saída da vesícula biliar, impedindo a drenagem do restante da bile. Quando o paciente se alimenta, o estômago e o duodeno enviam sinais à vesícula avisando que está chegando comida, fazendo com que a mesma se contraia.

O problema é que a saída está obstruída e a contração acaba gerando uma grande pressão dentro da vesícula, levando à típica dor da cólica biliar.

A cólica biliar é uma forte dor no lado direito do abdome, abaixo das costelas, que ocorre habitualmente após uma refeição.

Quanto mais gordurosa for a alimentação, maior é o estímulo para contração da vesícula e, consequentemente, mais intensa é a cólica biliar. A dor em geral ocorre 1 hora após a refeição, momento em que o alimento começa a chegar ao duodeno.

Depois que o alimento todo passa pelo duodeno, a vesícula relaxa, a pressão dentro dela diminui e a dor desaparece. A cólica biliar é, portanto, uma dor tipicamente associada à alimentação.


Diagnóstico da pedra na vesícula

O exame inicial para o diagnóstico das doenças da vesícula e das vias biliares é a ultrassonografia.
Exames como a cintilografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada podem ser úteis quando há dúvidas se existe inflamação ou não vesícula.

Tratamento da pedra na vesícula

O tratamento pode ser tanto cirúrgico como também não cirúrgico dependendo o nível de obstrução feito pelo calculo.

A cirurgia é a retirada total da vesícula biliar a onde o paciente vai ter que tomar medicação continua para suprir a falta da vesícula.
Já no caso de tratamento medicamentoso ou a ondas de choque (litotripsia), semelhante ao feito com o cálculo renal, o tratamento não é invasivo tendo uma recuperação mais rápida.

Boa semana a todos os leitores da coluna Platão Saúde..


Deixe seu comentário e sua sugestão de tema .....


 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7720 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br