Anúncios Patrocinados
Boa Tarde - Mauá,
Segunda-feira, 29 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
sábado, 29 de dezembro de 2012 - 14:13h
Primeiros Socorros em caso de Afogamento
 
Primeiros Socorros em caso de Afogamento

Com a chegada do verão vem junto a preocupação com os afogamentos, sendo assim a coluna plantão saúde desta semana está trazendo informação sobre afogamento.
Saiba o que fazer nestas situações:


Os principais sintomas do afogamento são a perda do controle dos movimentos do corpo, a perda da consciência e o sufocamento da vítima. Então, em caso de afogamento, o Socorrista deve promover o resgate imediato e apropriado, nunca gerando situação em que ambos (vítima e socorrista ) possam se afogar.

É importante saber também que a maneira correta de retirar a vítima da água é mergulhar a cerca de três metros da mesma, imobilizar seus braços e nadar até a margem mantendo sua cabeça fora da água ou com auxílio de um meio viável, que pode ser qualquer material que flutue, conduzindo a vítima através deste transporte até um local que ofereça segurança adequada. Se você for agarrado pela vítima e perder a mobilidade durante o resgate, deverá mergulhar. Dessa forma, o afogado deve soltá-lo e tentar subir em busca de ar.

Uma vez fora da água, é preciso deitá-la de bruços ou de lado, verificar sua pulsação e respiração. Se necessário, iniciar a respiração com balão, máscara, boca-a-boca ou boca-nariz.

O socorrista deve saber reconhecer uma apnéia, uma parada cardiorespiratória (PCR) e saber prestar reanimação cárdio-pulmonar (RCP).

As principais técnicas de primeiros socorros para caso de afogamento são:

Acalmar a vítima, fazê-la repousar e aquecê-la através da substituição das roupas molhadas e fornecimento de roupas secas, casacos, cobertores e bebidas quentes;

Manter a vítima deitada em decúbito dorsal procedendo com a lateralização da cabeça ou até da própria vítima afim de que não ocorra aspiração de líquidos;

Caso o afogado inconsciente seja deixado sozinho, ele deve ser colocado na posição de recuperação que mantêm o corpo apoiado em posição segura e confortável, além de impedir que a língua bloqueie a garganta e facilitar a saída de líquidos.


Plantão saúde deseja a todos os leitores um 2013 cheio de paz amor e claro que não poderia faltar saúde.

Feliz 2013....

Colunista:Ednei da Silva

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7721 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br