Anúncios Patrocinados
Bom Dia - Mauá,
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 - 14:29h
Hiperidrose - Suor Excessivo
 
Hiperidrose - Suor Excessivo

Você sabe o que é Hiperidrose?

Também chamada de Sudorese, ou suor excessivo, é uma desordem relativamente comum, que causa muito desconforto. Uma estimativa diz que de 2% a 3% das pessoas sofrem com suor excessivo nas axilas, na palma das mãos (hiperidrose palmar) ou suor nos pés (hiperidrose plantar), ou com o suor noturno.

O suor excessivo nas axilas (hiperidrose axilar) tende a aparecer pelo período da puberdade. Já o suor nas nas mãos ou sola dos pés podem começar mais cedo, normalmente na infância. Sem tratamento, esses problemas podem continuar ao longo da vida.

Ter sudorese excessiva é embaraçoso, marca as roupas, e pode complicar relações sociais e de negócios. Muitos casos também podem ter consequências práticas mais sérias como tornar difícil, para uma pessoa que sofre com o suor excessivo na palma das mãos, segurar uma caneta, direcionar o volante de um carro ou até mesmo cumprimentar com um aperto de mãos.


O que causa a transpiração excessiva?

Embora a sudorese excessiva possa ser causada por doenças neurológicas, metabólicas ou sistemáticas, a maioria dos casos ocorrem em pessoas com boa saúde. Calor e emoções podem desencadear a transpiração excessiva em algumas pessoas. Porém muitas das que sofrem com a sudorese, sofrem com isso quase o tempo todo, independentemente do seu estado de espírito ou do tempo.

Muitas pessoas querem dar fim ao problema do suor excessivo. No entanto, a transpiração é um processo que ocorre naturalmente com o corpo, como ao realizar atividade física, por exemplo. Também é um processo natural quando o corpo está muito quente devido à temperatura exterior ou quando fica quente a partir de uma fonte externa, como de um aquecedor.

A transpiração e a maneira como o corpo reage à estimulação, como exercício, estresse e calor. É também possível que sudorese escessiva possa ocorrer em determinadas condições, como enjôo, ou quando se passa por fases da vida, tais como a puberdade ou a menopausa.

Quando se fala sobre a transpiração excessiva, o que se quer dizer é que as estimadas 5 milhões de glândulas sudoríparas que estão localizados em todo o corpo, estão sendo mais estimuladas.

Quando o corpo sua, ele produz um líquido que consiste principalmente de água com pouca quantidade de cloreto de sódio, lactato, uréia, além de alguns minerais adicionais. Esse mecanismo é acionado quando o corpo precisa se resfriar quando é sobrecarregado, ou quando a temperatura do corpo tem de ser mais fria. A hiperidrose é também a forma como o corpo se livra de toxinas. Por esta razão, você não sua somente água.

Para aqueles que têm esse problema, é importante saber que quase 1% da população mundial tem problemas de suor excessivo. Esta condição faz pessoas suarem em determinadas áreas do corpo (suor nas mãos, suor nos pés, suor na cabeça, etc...), e em quantidades mais elevadas do que seria normalmente esperado. A transpiração é controlada pelo sistema nervoso central e é uma função do cérebro. O suor é controlado pelo hipotálamo. Entre o hipotálamo e os receptores das peles. A super estimulação desta área é uma das principais causadores do suor excessivo.

Riscos e perigos do uso de Botox para o tratamento do suor excessivo

Apesar do Botox vir sendo usado há muitos anos e ser geralmente visto como um procedimento muito seguro, ocasionalmente, pode resultar em alguns efeitos colaterais potencialmente perigosos. É sempre bom estar ciente dos riscos envolvidos quando submeter-se ao uso de Botox para o tratamento contra a transpiração excessiva.

Botox pode causar problemas ao engolir, falar ou respirar. Isso ocorre porque os músculos que você usa para respirar ou falar podem tornar-se fracos depois do Botox. E isso pode acontecer semanas após o tratamento. Esse é um risco real, quando falamos em relação ao uso do Botox para o tratamento contra a sudorese facial.

Existe também um risco de propagação da toxina, após o procedimento. Isso pode afetar áreas do corpo que não seja o local da aplicação, resultando em sintomas graves de botulismo. Os sintomas podem ocorrer em qualquer lugar, de horas a semanas depois de ter ocorrido o procedimento.

Estes sintomas podem incluir:

Fraqueza muscular

Visão turva

Dificuldade em respirar

Dificuldade em engolir

Rouquidão ou perda da voz (disfonias)

Perda do controle da bexiga

Para evitar quaisquer efeitos secundários graves, procure ajuda especializada e informe e sobre qualquer uso de medicações.

fonte:uol


Plantão Saúde deseja a todos uma boa semana !!!

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br