Anúncios Patrocinados
Boa Tarde - Mauá,
Sábado, 20 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
quarta-feira, 3 de agosto de 2011 - 15:44h
Tudo que você precisa saber sobre Câncer de Mama
 

O que é câncer de mama?

É o resultado do crescimento descontrolado de algumas células do nosso corpo, que começam a se multiplicar sem parar e formam o tumor maligno. Se a doença demora para ser descoberta e tratada, esse tumor cresce cada vez mais e pode levar a pessoa à morte.

Aparece só em mulheres mais velhas?

Não. Ele atinge principalmente mulheres acima de 40 anos, mas também pode aparecer nas mais jovens. As mulheres entre 50 e 60 anos são as mais atingidas

Por que aparece?

Não há um motivo determinado, mas alguns fatores contribuem para as chances da doença aumentarem. Para começar, o fato de ser mulher. Depois, outros fatores, como a filha, mãe ou irmã ter apresentado câncer de mama antes dos 50 anos, ou, em qualquer idade, câncer nas duas mamas ou de ovário. Fale com o seu médico sobre outros fatores de risco

Se uma mulher na família teve a doença, todas terão?

As chances são maiores, por isso o cuidado deve ser redobrado. Especialmente se for irmã ou mãe e a doença tiver aparecido antes dos 50 anos. Mas não quer dizer que basta isso para se ter câncer de mama. Aliás, a maioria dos casos é de mulheres que nunca souberam de câncer na família.

Por que aumentam tanto os casos?

Por que o estilo de vida da sociedade mudou muito nas ultimas décadas, e as mulheres, em especial, passaram a sofrer mais com o estresse e hábitos prejudiciais à saúde, como fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Além disso, ter filhos ou amamentar já não é desejo de todas. Vale lembrar que fatores externos, como uma maior exposição a poluentes, também podem influenciar no aumento dos casos de câncer em geral

Tem cura?

Sim, mas fica mais difícil dependendo da demora no diagnóstico e do início do tratamento. O câncer de mama tem chance de cura de 95%, mas apenas se for descoberto logo no início.

Como se descobre no início?

Principalmente com a mamografia, que consegue descobrir tumores mesmo quando ainda são muito pequenos. É um exame que faz um raio-X das mamas, posicionando-as entre duas placas

A mamografia dói?

Pode causar algum incômodo em mulheres com maior sensibilidade, mas é totalmente suportável. O melhor é sempre fazer o exame uma semana depois da menstruação

Toda mulher tem que fazer?

Sim, mas é o médico que determina quando é o momento para começar a fazer o exame como rotina. A doença atinge principalmente mulheres entre 50 e 69 anos, mas o SUS garante mamografia gratuita para todas as mulheres a partir de 40 anos. Vale lembrar que, quando a mulher está dentro de um grupo de risco, deve começar a fazer o exame ainda mais cedo. Por isso é importante conversar com seu médico e receber todas as orientações.

Quais os sinais da doença?

O câncer pode não dar sinal nenhum no início, por isso é importante ter os exames de rotina em dia. Com o desenvolvimento da doença, o sinal externo que mais aparece é o caroço nas mamas ou nas axilas. Além disso, a pele e o formato das mamas podem mudar ou o bico soltar uma secreção.

Com estes sinais, é certo que a doença existe?

Não. Em cerca de 80% dos casos, os caroços (chamados de nódulos) são benignos. Mulheres jovens muitas vezes apresentam vários nódulos na mama que podem ser percebidos em alguns momentos do ciclo menstrual. É preciso sempre consultar o médico.

Dá pra evitar?

Ter hábitos saudáveis e cuidar da qualidade de vida ajuda muito – mas, ainda assim, a doença pode aparecer. Na verdade, basta ser mulher para ter uma chance razoável. Para se ter idéia, 1 em cada 8 mulheres terá câncer de mama em alguma fase da vida.


O que aumenta as chances de ter a doença?

Menstruar antes dos 12 anos ou chegar à menopausa depois dos 55 aumentam as chances. Alguns estudos também mostram que há mais risco quando a mulher não teve filhos, engravidou pela primeira vez após os 30 anos ou é obesa.

O que mulheres com o maior risco devem fazer?

Devem consultar o médico regularmente e fazer exames mais precisos, como a mamografia, antes mesmo de chegar aos 40 anos

O médico precisa apalpar as mamas da paciente durante a consulta?

Sim, ele faz isso durante o exame clínico das mamas, que é muito importante para ver se está tudo bem. Este exame deve ser anual e todas as mulheres, seja qual for a idade, devem fazer.


E se o médico nunca faz este exame?

Peça, é um direito seu – seja na rede particular ou no Sistema Único de Saúde (SUS). Peça também orientações sobre o autoexame. Não admita recusas!

O autoexame descobre a doença no início?

Não, pois se a mulher consegue encontrar o tumor quando apalpa as mamas, geralmente é sinal de que ele já não está em fase tão inicial. Este exame é maravilhoso para você conhecer seu corpo ou até encontrar outras alterações importantes em suas mamas. Mas essa não é a única forma de você descobrir um câncer. Consulte o seu médico anualmente. Faça a mamografia. Proteja-se

fonte: câncer brasil

Tema sugerido pela leitora Yara Couto.
Mande sua sugestão também !!!
Boa semana.

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br