Anúncios Patrocinados
Boa Tarde - Mauá,
Quinta-feira, 18 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
quinta-feira, 7 de julho de 2011 - 08:12h
Cuidados do empregado que navega pelas redes sociais durante o trabalho
 

CUIDADOS DO EMPREGADO QUE NAVEGA PELAS REDES SOCIAIS DURANTE O TRABALHO

Fonte: Blog MTE - 02/06/2011

Zelosas por sua imagem e segurança, as empresas estão cada vez mais de olho naquilo que empregados e candidatos publicam nas redes sociais.

Você sabe como usar os sites de maneira apropriada? Sabe o que não dizer nem o que não deve publicar?

Uma pesquisa recente da empresa americana de segurança de e-mail, Proofpoint, revelou que 7% das organizações já demitiram um empregado por causa de sua atividade em sites de mídia social. Outros 20% disseram que, por causa das redes sociais, empregados tiveram de ser advertidos.

O boom atual das redes trouxe dinamismo para o compartilhamento de informações de um modo que vai muito além do simples lazer. Tais recursos podem ser utilizados efetivamente a favor de uma marca, para compreender o público e traçar estratégias focadas nas escuta e diálogo.

Mas, para o usuário e empregado, como utilizar estas redes a seu favor?

Em tempos que se debate tanto a privacidade e os limites entre a postura profissional e pessoal nas redes, uma coisa é certa: é preciso zelar pela imagem on-line e levar em consideração que tudo que é postado diz alguma coisa sobre você. Na dúvida, é sempre melhor moderar.

Quais são os comportamentos que um empregador poderia julgar prejudiciais nos perfis on-line de seus empregados?

Observe alguns erros que os usuários cometem no Facebook, Orkut e Twitter, e que poderiam servir de porta para o desemprego:

Postar comentários negativos sobre o trabalho ou a empresa;

Comentar questões privadas da empresa em fóruns públicos;

Oferecer muita informação sobre sua vida pessoal e atividades de lazer;

Publicar xingamentos, palavrões e palavras de baixo calão em geral;

Não respeitar opiniões, credo, filosofia, raça e todos os tipos de diferenças;

Mudar de identidade e fingir ser outra pessoa;

Publicar fotos íntimas e/ou desnecessárias;

Postar comentários sobre sua vida pessoal que poderiam levar um empregador a fazer um julgamento negativo sobre você;

Participar de comunidades de gosto duvidoso. Seu perfil é facilmente identificado pelos grupos que você segue.

Quanto menos comunidades você participar, melhor para a sua privacidade.

Ser discreto em relação ao trabalho é a melhor prática para se evitar problemas com os chefes. Aproveite o espaço para mostrar o melhor de você. Se você usa o (curto) espaço das redes sociais para exibir seus projetos, você faz com que seus colegas e até os chefes se aproximem, abrindo espaço para conversas informais e até gostos em comum.

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Maria Isabel de Assis
Bacharel em Direito - Pos Graduação em Direito do Trabalho e Previdencia.
 

Escreve sobre

Abordagem de temas ligados à Área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal - Esclarecimentos de pontos controvertidos da legislação trabalhista.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 23/11/2017
Confira os principais pontos da reforma: o que muda, o que ainda pode mudar e o que não muda. Saiba quando passam a valer as mudanças propostas pelo governo federal nas leis trabalhistas.

2ª 08/08/2017
Receita inicia Alerta do Simples Nacional

3ª 19/07/2017
Reforma Trabalhista Passará a Valer em Novembro e Somente Para Novos Contratos

4ª 19/07/2017
Publicada Lei da Reforma Trabalhista

5ª 12/07/2017
Com 50 votos favoráveis, Senado aprova reforma trabalhista 11 de julho de 2017

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br