Anúncios Patrocinados
Bom Dia - Mauá,
Domingo, 28 de abril de 2024
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
quinta-feira, 9 de junho de 2011 - 21:34h
RX na gravidez é seguro?
 

Gestantes podem presisar ser submetidas a exames radiológicos para um determinado diagnóstico.Neste caso a exposição a radiação ionizante e seus efeitos sobre o feto são motivos de preocupação para a paciente.

Mais o que seria radiação ionizante?

Podemos definir radiação ionizante como ondas eletromagnéticas de alta energia, assim conhecidas como rx, e são essas ondas em grande quantidade que podem ser prejudiciais a saúde.
É importante saber que exames de radiologia médica utilizam pequenas quantidade de radiação, assim se você estiver gestante e necessita de uma radiografia indicada pelo seu médico você podera faze-lá. Se a região que irá ser irradiada não for abdome, você poderá solicitar ao técnico que forneça um protetor(avental de chumbo) para o abdome. Lembrando se o médico indicar é porque a importância do exame para esclarecer a sua situação supera o pequeno risco para o feto.
Algumas pessoas descobrem que já estavam grávida depois de ter ralizado o exame de rx,não é necessário entrar em pânico, pois o risco para o seu bebê é tão pequeno que a maioria dos médicos vai tratar sua gravidez como a de qualquer outra gestante.
Em um exame de rx o feto fica exposto a uma baixa dose de radiação essa dosagem é calculada em (rad), recomenda-se que o feto não receba mais do que 5 rad.A maioria dos exames necessita de uma quantidade muito menor de radiação do que a esse limite.
Veja uma tabela de dosagem de radiação para determinados exames e quantas vezes seria necessário aproximadamente para alcançar o limite de dose para um feto.
Exames Radiólogicos Dose abs. pelo feto Vezes
Crânio 0,004 1.250
Tórax 0,000007 71.429
Mamografia 0,020 250
Abdome 0,245 20
Urografia 1,398 3
Pelve 0,40 125


Mesmo sabendo que a radiação é baixa para o feto alguns exames radiológicos podem ser substituidos por utrassonografia ou ressonância magnética, estes exames são considerados inócuos para o feto e para a mãe,entre tanto em algumas situações apenas o exame de rx poderá auxiliar o médico no diagnóstico.
O médico radiologista é geralmente o profissional mais preparado para avaliar a melhor opção de diagnóstico em determinada situação clínica, garantindo segurança é gestante e ao feto.
Tendo como base essas informações acima podemos responder a grande pergunta:

É Seguro Fazer Exames de rx Durante a Gestação?
A resposta é sim, exames de raios x, quando necessário, poderão ser feitos na gravidez, vale a pena ressaltar procura uma instituição que possam garantir a adoção de medidas efetivas de proteção radiológicas e possuam equipamentos modernos e regularmente calibrados para a garantia do exame.

Fonte:cemmefe

Deixe sua opinião e dúvidas que tentaremos esclarecer.
Boa Semana...

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7720 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br