Anúncios Patrocinados
Bom Dia - Mauá,
Sábado, 20 de agosto de 2022
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014 - 12:51h
Inchaços nas pernas, pés e tornozelos: Um sinal de alerta
 
Inchaços nas pernas, pés e tornozelos: Um sinal de alerta


É comum algumas mulheres perceberem no final do dia que suas pernas, pés ou tornozelos, estão inchados e doloridos. Em vias de regra, qualquer situação, dor e inchaço é um alerta de que alguma coisa anormal está acontecendo no organismo.

Se os membros inferiores incham, é devido à má circulação nessa região. Alguma inflamação que pode ser até em outra parte do corpo, está impedindo a irrigação dos vasos sanguíneos, provocando o inchaço.



Os fatores que contribuem são vários, variam de pessoa para pessoa e é importante que cada pessoa identifique o que está acontecendo com seu corpo. As mulheres, por fatores hormonais, já lideram o ranking no grupo de riscos de problemas circulatórios nos membros inferiores.


Principais motivos de inchaço

Os principais motivos de inchaço nas pernas são problemas de varizes, doenças cardíacas e renais e as chamadas osteoarticulares que são as doenças que se manifestam nos músculos e ossos.

Ficar muito tempo numa mesma posição seja sentada ou em pé, também provoca má circulação devido a baixa movimentação do sangue nos membros.


Medidas simples que ajudam no alivio dos sintomas



- Procurar manter uma rotina de sono. Dormir às 8 horas recomendadas por noite.

- Deitar de forma relaxada colocando as pernas um pouco mais altas que o corpo. Não pode ser muita alto, apenas um pouco acima da altura do coração. (um travesseiro baixo é o apoio ideal para os pés).

- Ainda deitada, pode fazer exercícios, em movimentos de contração dos pés e panturrilha ao mesmo tempo. Esses movimentos fazem com que o sangue retorne às veias mais rápido.

- Moderar o uso do sal nos alimentos é de suma importância, pois sal contribui para a retenção de líquidos no organismo.

- A atitude mais sensata a ser tomada, se os sintomas persistirem apesar das medidas tomadas é procurar um médico para descobrir as causas e tratá-las adequadamente.

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 27/06/2019
Julho Amarelo - Combate às hepatites virais

2ª 20/06/2019
Saiba mais sobre Hérnia umbilical !

3ª 27/05/2019
Fique por dentro das doenças causadas pela má alimentação.

4ª 19/11/2018
ESCOLIOSE

5ª 24/10/2018
"Biópsia da mama " Conheça mais este procedimento

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2022 - Desde 2003 à 7103 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br