NOTÍCIA ANTERIOR
Mantega anuncia redução do IPI para os carros
PRÓXIMA NOTÍCIA
Land Rover traz Range Rover Sport com oito marchas ao Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/05/2012 | Veículos
Yamaha Factor 125 torna-se opção ao transporte público
Yamaha Factor 125 torna-se opção ao transporte público   Modelo é um dos mais vendidos no segmento de motos de baixa cilindrada. Foto: Divulgação
Modelo é um dos mais vendidos no segmento de motos de baixa cilindrada. Foto: Divulgação
Produzida no polo industrial de Manaus (AM), moto é barata e consome pouco combustível

Com ônibus, trólebus, trens e metrôs cada vez mais lotados, desconfortáveis e caros, os passageiros passaram a buscar opções para se locomover com mais agilidade e rapidez nas grandes cidades. Uma das alternativas para quem almeja chegar mais rápido ao seu destino é a motocicleta. O modelo 2012 da Yamaha Factor 125 é, hoje, um dos mais vendidos no segmento de motos de baixa cilindrada. O sucesso ocorre, justamente, por representar menos investimento ao proprietário que quer ou precisa ter meio de transporte particular.

O preço de venda da moto é baixo. O veículo sai das concessionárias por cerca de R$ 6,9 mil. A média do consumo de combustível depende da forma com que a moto é conduzida, mas, com certeza, supera – e muito – os 40 km/l, tanto na estrada quanto nas cidades.

De acordo com Moraes Purquerio, professor de engenharia mecânica da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos, a motocicleta da Yamaha também polui menos o meio ambiente. “A montadora investiu pesado na reformulação deste modelo de baixa cilindrada. Os consumidores passam a contar com um produto de alta qualidade. A moto tem partida elétrica, freio a disco no pneu dianteiro, rodas de liga leve, sensor de posicionamento da borboleta e também um novo sistema de indução de ar”, disse.
Puquerio ressaltou que a montadora, que produz seus veículos no Polo Industrial de Manaus (AM), acertou em implantar o novo carburador do tipo a vácuo na motocicleta. “O componente contribui para que a moto possa alcançar melhores resultados e se torna mais competitiva dentro do segmento”, afirmou.

Ernesto Massaroppi, também professor de engenharia mecânica da USP de São Carlos, contou que o veículo da Yamaha vem com dois catalisadores e um sistema de alimentação renovado. “Pode-se dizer que essa motocicleta é uma das mais completas do Brasil. Com as últimas reformulações realizadas, passa a ter uma ciclística mais confortável, ou seja, o piloto iniciante consegue ter uma experiência mais agradável sobre um veículo de duas de rodas”, destacou.

Para Massaroppi, a Factor 125 deve continuar evoluindo e consequentemente passar a contar com novas tecnologias vindas diretamente de fábrica. “O principal desafio é produzir uma moto ainda mais completa e com preço competitivo. A expectativa é de que o veículo terá, em breve, velocímetro digital, freios ABS nas rodas dianteira e traseira, entre outros itens”, finalizou.

Por Felipe Rodrigues - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.