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DATA DA PUBLICAÇÃO 27/03/2009 | Informática
Web facilita atendimentos psicológicos; saiba como conseguir ajuda on-line
Para milhões de internautas, comunicadores como MSN e Skype são sinônimos de conversas curtas, triviais, ferramentas para bater-papo. O que poucos sabem é que essas plataformas formam elos importantes para aconselhamento psicológico.

Eles podem servir tanto como meio de aconselhamento quanto um termômetro inicial para o desenvolvimento de terapia em consultório.

"Esse tipo de atendimento ocorre por falta de tempo ou por distância", explica o psicoterapeuta Anderson Xavier de Oliveira, um dos responsáveis pelo endereço Psicologia Aplicada, que oferece orientação psicológica via chat, voz sobre IP e webcam há mais de três anos. O site tem em torno de 14 mil acessos únicos mensais.

As pessoas que mais procuram esse tipo de atendimento, segundo ele, são brasileiros fora do país com dificuldade de adaptação. São comuns também os problemas de disfunção sexual, de relacionamento, timidez, relatos de ciúme e orientação para pais sobre os filhos.

Especialistas alertam, no entanto, para que o usuário evite sites que não sejam credenciados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Também deve-se ficar atento para o fato de que a terapia on-line é autorizada no país apenas em caráter experimental, e, devido a isso, não pode ser cobrada. O aconselhamento psicológico, em contrapartida, envolve de uma a 11 sessões, é autorizado e cobrado.

Eduardo Honorato, psicanalista e dono da comunidade "Psicologia" no site de relacionamentos Orkut, com mais de 44 mil membros, endossa a opinião. "Existe um selo de credenciamento do profissional que, ao ser clicado, encaminha ao site do CFP, no qual há a relação de profissionais autorizados", afirma, acrescentando que há por volta de 15 consultórios credenciados para o atendimento via internet no país.

CVV em cliques

O ombro amigo, gratuito e sigiloso da organização não-governamental Centro de Valorização à Vida (CVV) também se digitalizou: o internauta tem a possibilidade de efetuar atendimento via chat, às quartas-feiras e sábados, das 20h às 23h, por intermédio do site da entidade.

"Estamos [fazendo o serviço] em caráter experimental, mas a procura é muito grande. Tão grande que temos uma seleção de voluntários em andamento, porque muitas pessoas não conseguiam entrar em contato via chat conosco, então são encaminhadas ao e-mail", conta o voluntário Carlos, cujo nome completo não é revelado por questões éticas da ONG.

O atendimento on-line do CVV, segundo ele, é semelhante ao procedimento feito via telefone (número 141). Como em qualquer chat, há o uso de apelido. "O atendimento via chat é realizado somente pelo voluntário dentro da sede da ONG, para garantir que a conversa seja sigilosa e inviolável", afirma.

Para o voluntário, a nova ferramenta facilita o desabafo de quem está solitário. "Na rede, sob a proteção de um apelido, as pessoas falam para o CVV coisas que não compartilham nem com um amigo ou com o terapeuta."

Outro canal gratuito para os internautas é o atendimento prestado pelo Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática, da PUC de São Paulo. Feito por e-mail, o atendimento enfatiza a orientação psicológica para temas gerais e o atendimento sobre uso compulsivo da internet.

Por Marina Lang - Colaboração para a Folha Online / Foto: Reprodução
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