NOTÍCIA ANTERIOR
Contas que venceram nos dias 27 e 28 podem ser pagas na quarta sem acréscimo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hipermercados Extra Diadema e Vila Luzita viram Assaí
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/03/2017 | Economia
Wallmart de São Bernardo irá fechar quiosques para padronizar fachada
Wallmart de São Bernardo irá fechar quiosques para padronizar fachada Funcionários reclamam que foram apenas chamados para reunião pela empresa e informados de que teriam que fechar os quiosques até o dia 15 de abril. Foto: Rodrigo Pinto
Funcionários reclamam que foram apenas chamados para reunião pela empresa e informados de que teriam que fechar os quiosques até o dia 15 de abril. Foto: Rodrigo Pinto
Ao menos 33 trabalhadores devem ser afetados; empresa alega que novo espaço será aberto

Por Arthur Gandini

A unidade do Wallmart de São Bernardo, que fica no centro da cidade, irá fechar os dez quiosques localizados na fechada do local até o próximo dia 15 de abril por conta de uma reforma que irá padronizar a unidade em relação às lojas norte-americanas. De acordo com contagem da reportagem do ABCD Maior, ao menos 33 trabalhadores devem ser afetados. A empresa alega que será reaberto um novo espaço para quiosques. Os comerciantes negam que a empresa levantou tal possibilidade.

Serão fechados os quiosques Flor & Arte, Fukae & Etto, Revistaria Salaris, Terapia do Coco e do Milho, Top Dog, S & R Churros, Delícias da Tapioca & Companhia, Chaveiro e Grego’s. O quiosque S & R Churros já havia sido encerrado na tarde desta quarta-feira (01/03). O único quiosque que deve ser mantido ou levado para a parte interna do Wallmart deve ser o do McDonald's, por conta de motivos contratuais, de acordo com a gerência da unidade do McDonald's.

“Parece que estamos sendo jogados que nem sem-terra. Tenho três filhos e meu marido está desempregado”, conta Lucinda Silva, 34, uma das três funcionárias do Delícias da Tapioca & Cia. Ela diz que o patrão está sem dinheiro e que, se conseguir reabrir o comércio em um novo local, não deve conseguir manter todas as trabalhadoras.

“Dei um milhão de ideias”, afirma Roney Ampoeiro, 39, proprietário do Chaveiro e que diz não ter havido possibilidade de negociação com a loja de departamento. Ele afirma manter outros sete trabalhadores no local e afirma, como os demais comerciantes, ter sido apenas chamado pelo Wallamart para uma reunião particular. Nela, teria sido informado de que o quiosque teria de ser encerrado em até sessenta dias.

Funcionários dos quiosques alegam estar esperando uma posição de seus patrões ou já procurando um novo emprego. Alguns quiosques pensaram em entrar na justiça contra o Wallmart, mas desistiram por conta de o contrato de aluguel permitir a rescisão por apenas uma das partes.

Andrea Valencia, 35, funcionária do quiosque Flor & Arte, conta que a sua patroa ficou doente, por conta de ter a pressão baixa, após ter recebido a notícia do fechamento. “Foi assustadora, a gente não esperava. Você tem seus planos, as suas dívidas. É como quando você está com saúde e vem a morte”, lamenta ela, sobre o quiosque estar há mais de dez anos na fachada da loja de departamento, assim como outros quiosques.

Clientes e funcionários da loja de departamento lamentam fechamento dos quiosques por conta da variedade de serviços. Foto: Rodrigo Pinto
Clientes e funcionários da loja de departamento lamentam fechamento dos quiosques por conta da variedade de serviços. Foto: Rodrigo Pinto

Clientela e reclamações

Clientes dos quiosques têm reclamado do fechamento repentino. “Se fosse fazer a reforma, deveria manter tudo, ajuda todo mundo. Aqui tem de tudo”, afirma o ajudante geral Douglas de Lima, 23, sobre a variedade dos quiosques.

O fechamento deve, ainda, afetar os funcionários prestadores de serviço do Wallmart que não têm direito a almoçarem no restaurante do local. “A gente vai prestar serviço e vai ficar sem opção para comer. Vamos perder uma hora de almoço dada por lei para procurar um lugar. Aqui, além de ser acessível, é barato”, diz o prestador de serviços Luciano Pedroso, 35, sobre a falta de locais próximos para almoçar perto da loja de departamento.

Procurada pela reportagem do ABCD Maior, a assessoria de imprensa do Wallmart Brasil afirmou que serão reabertos “novos espaços para as lojas da galeria/quiosques”, mas disse ainda não haver a definição se o local será disponibilizado para os mesmos quiosques.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7720 dias no ar.