NOTÍCIA ANTERIOR
Dilma tem palanque por toda a região Nordeste
PRÓXIMA NOTÍCIA
DEM e outros três partidos fazem convenção no último dia do prazo
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/06/2014 | Política
Vozes contrárias à Petrobras ''vão se perder no mar do pré-sal'', diz Dilma
Presidente disse que desenvolve 'política de longo prazo' para estatal.

Dilma participou de convenção do PCdoB que firmou apoio à reeleição.


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (27), na convenção nacional do PCdoB, que as “vozes” interessadas em “diminuir” a Petrobras vão ser “perder no mar do pré-sal”. Segundo ela, o governo federal desenvolve uma “política de longo prazo” para a estatal, que trará resultados e lucro nos próximos anos. A convenção do PCdoB ratificou apoio à presidente nas eleições de outubro.

“O alarido da voz dos que sempre quiseram diminuir a Petrobras, daqueles que querem pensar uma empresa de petróleo baseada em sua rentabilidade de curto prazo, [...] essas vozes vão se perder no mar, na imensidão do mar do pré-sal”, afirmou.

Segundo Dilma, uma estatal de petróleo não pode seguir estratégias de lucratividade “a curto prazo”. “Ninguém pode fazer política numa empresa de petróleo olhando o depois de amanhã”, disse.

Como exemplo de investimento do governo na Petrobras, Dilma citou a contratação direta (sem licitação) da Petrobras para a exploração do volume excedente de óleo em quatro campos de petróleo do pré-sal: Búzios (antigo campo de Franco), Entorno de Iara, Florim e Nordeste de Tupi. A transação foi anunciada na última terça (24).

“Com esses campos, capazes de produzir de 10 a 14 bilhões de barris de petróleo, a Petrobras passa a ter acesso ao maior volume de petróleo tornado acessível no mundo a uma empresa", disse.

A presidente também informou que graças a esses campos do pré-sal que serão explorados será possível destinar um total de R$ 1,3 trilhão para educação e saúde no país nos próximos 35 anos. “Nós temos neste período de 35 anos 1,305 trilhão de estimativa para investir 75% em educação e em torno de 25% em saúde.

“Pela primeira vez na história temos um volume suficiente de recursos numa magnitude muito grande, que permite que possamos ter educação de qualidade ao longo dos próximos anos. Não estamos aqui fazendo nenhuma demagogia. Sabemos onde está o dinheiro e qual é o destino, por isso a aprovação do PNE [Plano Nacional de Educação] foi muito importante”, completou.

Crítica à imprensa
No discurso, Dilma voltou a dizer que o Brasil demonstrou ser capaz de organizar com sucesso uma Copa do Mundo. “Esses profetas do caos falavam que a Copa ia ser um desastre, mas o Brasil está dando um show. É Copa das Copas mesmo”, disse.

A presidente também criticou a imprensa nacional que, segundo ela, fez previsões “erradas” sobre a organização do mundial. “Estamos mostrando para o mundo que tem um problema aqui. E o problema não é só a imprensa internacional, que errou na avaliação. A imprensa nacional errou e muito na avaliação. Erraram feio na avaliação.”

Eleição
Ao receber o apoio oficial do PCdoB na candidatura à reeleição, a presidente disse que o partido comunista é “pé-quente” e reforça a “certeza” de vitória do PT na eleição de outubro.

“O PCdoB é um partido de gente forte, determinada, corajosa e é um partido pé quente. O PCdoB reforça a nossa certeza de que vamos ganhar as próximas eleições”, discursou a presidente durante a convenção nacional do PCdoB.

No evento, militantes do partido entregaram a Dilma fotos da presidente quando foi presa durante a Ditadura Militar. “Agradeço pela minha foto do DOPS [Departamento de Ordem Política e Social], que vocês deram uma embelezada nela. Deram, porque a gente sabe em que condições a gente faz ficha no DOPS. Ou fazia, né? Graças a Deus”, disse a presidente, em tom bem-humorado.

Por Nathalia Passarinho e Felipe Néri - G1, em Brasília
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.