NOTÍCIA ANTERIOR
Novo bônus para quem economizar água começa a valer neste sábado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mais da metade das nascentes na região de Rio Preto secou, diz estudo
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/11/2014 | Geral
Volume de mananciais cai mesmo com chuva
 Volume de mananciais cai mesmo com chuva Foto: Orlando Filho/DGABC
Foto: Orlando Filho/DGABC
Mesmo com alguns pontos de chuva, entre a noite de sexta-feira e a tarde de ontem na Região Metropolitana, houve queda no nível de armazenamento dos cinco sistemas de mananciais que abastecem a Grande São Paulo.

No Sistema Cantareira, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o percentual de armazenamento estava em 12,2% da capacidade total ontem, em comparação com os 12,4% registrados na sexta-feira de manhã. Esses dados já levam em conta o acréscimo do chamado volume morto.

São Caetano é a única cidade da região que recebe água do Sistema Cantareira, que também abastece Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Osasco e São Paulo.

É preocupante a situação do Sistema Alto do Tietê, que abastece parte de Mauá e outras oito cidades da Região Metropolitana, entre elas Guarulhos, Mogi da Cruzes, Suzano e São Paulo. O índice do reservatório chegava ontem a 6,5% queda em relação ao registro anterior, de 6,6%.

O Sistema Rio Claro, fonte de recursos hídricos para Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e São Paulo, também teve diminuição no nível de reservação. Na comparação entre sexta-feira e ontem, o volume caiu de 43,5% para 43%.

No caso da Represa Billings, que forma o Sistema Rio Grande, o percentual teve decréscimo de 69,1% para 68,8%. Esse manancial abastece parte de Santo André, São Bernardo e Diadema. O único sistema que teve pequena melhora foi o Alto Cotia, que passou de 30,1% para 30,2%.

O Sistema Guarapiranga teve queda no volume de 39,6% para 39,2%.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que a Capital teve o mês de outubro menos chuvoso desde 1985. Os dados dizem respeito à estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte, onde o acumulado de chuva chegou a 25,2 milímetros, bem abaixo da média história que é e 128,2 milímetros.

Em 1985, o nível acumulado pelo medidor em setembro foi de 15,2 milímetros.

Para hoje, há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite na Capital. O Grande ABC também deve ser atingido. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informa que imagens de radar mostram pancadas de chuva isolada com intensidade de moderada a forte em várias cidades do Estado.

Por Pedro Souza - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.