NOTÍCIA ANTERIOR
Salário mínimo deve ir a R$ 674,95 em 2013
PRÓXIMA NOTÍCIA
Metalúrgicos estão perto de encerrar campanha salarial
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/11/2012 | Economia
Volume de contratações dobra em outubro na Região
Volume de contratações dobra em outubro na Região Produção automotiva aquecida estimula setor de serviços na Região, de acordo com economista. Foto: Divulgação
Produção automotiva aquecida estimula setor de serviços na Região, de acordo com economista. Foto: Divulgação
ABCD cria 2.305 empregos; setor de serviços lidera, conforme dados do Caged

O saldo de vagas nas empresas do ABCD em outubro dobrou em relação ao mês anterior, com a criação de 2.305 empregos formais, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta sexta-feira (23/11) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com o estudo, o setor de serviços se destacou com o maior volume de contratações na Região, com 1.824 novos postos de trabalho. O número positivo de vagas está relacionado ao aquecimento da cadeia automotiva, que tem forte presença na economia regional.

O saldo de vagas é resultado das admissões e desligamentos em outubro nos sete municípios da Região: 30.605 contratações e 28.300 demissões.

Para o economista Sandro Maskio, o resultado positivo da Região se deve às contratações na área de serviços e comércio. “Os dados são inusitados para o período e para a situação econômica vivenciada no País. Neste período o comércio geralmente ganha destaque e a Região acompanha o movimento de contratações do País. Mas, este mês, o ABCD superou as expectativas e demonstra um fortalecimento regional econômico”, explicou Maskio.

Para o economista, a cadeia produtiva do setor automotivo explica esses dados. “Com as prorrogações do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) reduzido para veículos, o setor está aquecido. Como o ABCD é muito representativo nesse setor, a Região reflete o aquecimento das montadoras. A massa de rendimento dos trabalhadores aumenta e consequentemente a procura por serviços e produtos.”

Já no ranking entre os municípios, todos ficaram com saldo positivo de vagas. São Bernardo se destacou com quase a metade do saldo de vagas: foram criados 1.043 postos de trabalho, resultado que deixou a cidade na quinta posição entre os 350 municípios do estado que participam da pesquisa. Santo André ficou na10ª posição no Estado com 588 vagas. Diadema ficou em 19º lugar (329 vagas), São Caetano na 25ª colocação (267) e Mauá com 65 novos postos de trabalho em 96º no ranking. Rio Grande da Serra teve oito novos trabalhadores e Ribeirão Pires, cinco.

Nacional - No País, a criação de empregos formais caiu 46,8% em outubro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, conforme o Caged. Foram criados 66.988 postos de trabalho formais; em outubro de 2011 foram 126.143.Os dados mostram que este foi o pior mês de outubro, em termos de criação de postos de trabalho com carteira assinada, desde 2008, que somou 61.401.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.