NOTÍCIA ANTERIOR
Polícia mata dois bandidos após perseguição
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chico do Judô se prepara para assumir Esportes em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/04/2013 | Cidade
Volpi quer Estado a serviço de vereadores
O secretário adjunto de Esporte, Lazer e Juventude do governo estadual, Clóvis Volpi (ex-PV), fez uma visita à Câmara de Mauá durante sessão realizada ontem, para tentar afinar sintonia entre os trabalhos dos vereadores com a Pasta comandada pelo ex-prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB).

Durante uma hora de estadia no Parlamento, o ex-gestor de Ribeirão Pires enfatizou que as portas do Palácio dos Bandeirantes estão abertas aos legisladores para sugestão de projetos esportivos e outras ações destinadas aos jovens.

Volpi passou maior parte do tempo conversando com os vereadores e servidores do Legislativo mauaense. As duas passagens na Câmara (1983 a 1988 e 1993 a 1994) como parlamentar praticamente tirou o clima formal da visita. Em seguida, ele usou a tribuna por seis minutos para enfatizar que o Grande ABC, por ter dois ex-prefeitos na secretaria estadual, tem oportunidade única para pavimentar diálogo com governo paulista, sob tutela de Geraldo Alckmin (PSDB).

"A Secretaria (de Esporte, Lazer e Juventude) tem programas (sociais) já existentes, mas também precisa ter outros projetos de cunhos esportivo e social. Vamos começar a fazer visitas em cidades para explicar essa ideia", disse Volpi.

Mauá foi apenas uma das cidades na lista do secretário adjunto, que tem visita confirmada à Câmara de Ribeirão Pires na terça-feira. Ele e Auricchio fizeram agenda semelhante, anteontem, com os parlamentares de Campinas. "Se não (nos aproximarmos dos vereadores), ficaremos muito na dependência do relacionamento do prefeito com o governo estadual, enquanto há entidades sociais que desconhecem os nossos programas. E quem pode facilitar essa aproximação são os vereadores", destacou Volpi.

FUTURO POLÍTICO

Com 65 anos, Volpi novamente descartou a pretensão de um dia voltar a disputar um cargo eletivo. No entanto, ele garantiu que seguirá ativo na política. "Ribeirão Pires terá alguns candidatos (a deputado estadual e deputado federal em 2014) que precisamos ajudar. Não tenho disponibilidade e vontade (para disputar mais uma eleição)."

Entre os entusiastas da presença de Volpi estava o vereador Ivan (PSB), pré-candidato a deputado estadual. O parlamentar foi assessor político do ex-prefeito de Ribeirão Pires quando ele foi vereador de Mauá, deputado estadual e deputado federal. "Se o Ivan tiver essa vontade de ser candidato, terei de achar uma forma de ajudá-lo. Somos do mesmo grupo, ele me ajudou nas campanhas eleitorais, eu o ajudei para vereador", pontuou.

Projeto social de Edgard Grecco passa com ressalvas

Com ressalvas e votos contrários, o projeto ‘Mauá Cidade Solidária', de autoria do vereador Edgard Grecco (PMDB), foi aprovado em primeira votação na sessão de ontem. O projeto visa concentrar ações sociais da Prefeitura para o combate à situação de miséria que 67 mil famílias passam no município. Se avalizado em segunda, o peemedebista terá de convencer o prefeito Donisete Braga (PT) a não vetá-lo.

Aprovada pelas comissões de Cultura e Finanças, a propositura teve parecer negativo do setor de Justiça, presidido pelo parlamentar Wagner Rubinelli (PT), que votou contrário ao texto. "Apesar da boa vontade, o vereador tem que saber de suas limitações. Para esse tipo de ações, é recomendável que se candidate a prefeito ou deputado federal", disse o petista. Ele teve coro de Manoel Lopes (DEM). A ambos defenderam que a ação é inconstitucional por vício de iniciativa.

"Quero mandar projetos para mudar o comportamento político da Câmara, para que os vereadores não se limitem apenas a indicações e requerimentos, e sim façam projetos importantes para cidade", considerou o peemedebista.

Próximo passo de Edgard será conversar pessoalmente com Donisete, pois o projeto causa desconfiança do Executivo. No texto, o peemedebista recomenda que cada secretaria despenda 3% do Orçamento para ações sociais do programa. O tema deve ser abordado na reunião entre a bancada do PMDB com o prefeito, marcada para o dia 10.

Por Bruno Coelho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.