DATA DA PUBLICAÇÃO 26/01/2011 | Veículos
Volkswagen apresentará híbrido que faz 110 km/l no Salão do Qatar
Reduzir o consumo de combustível dos carros ao máximo é o atual desafio da indústria automobilística mundial. A resposta para esta meta a Volkswagen apresentará nesta quarta-feira (26) no Salão do Automóvel do Qatar: a terceira fase do conceito Formula XL1 Concept. O híbrido promete consumo de 110 km/l, o que lhe garantiria a melhor marca para um modelo alimentado por um motor elétrico e outro a combustão, abastecido com diesel. Em valores de emissão de CO2 isso significa 24 g/km.
Fora o motor e a embreagem dupla, para chegar ao número, a fabricante alemã afirma que foi preciso reduzir ao máximo o peso do carro. Assim, investiu em materiais leves, como fibra de carbono e peças de polímeros, utilizados em carros de Fórmula 1. Além disso, a aerodinâmica permite menor resistência ao ar.
Como se trata de um híbrido plug-in, o protótipo XL1 também pode ser conduzido por até 35 km somente com o motor elétrico ligado. Segundo a Volkswagen, a bateria pode ser recarregada a partir de uma tomada elétrica convencional. Quando o motor a combustão funciona, a energia das frenagens é revertida para as baterias.
Com capacidade para duas pessoas, o modelo possui portas tipo asas de gaivota, para facilitar o acesso ao carro.
De acordo com a Volkswagen, os custos de produção foram reduzidos significativamente, o que torna possível a produção de uma série limitada. Entre as soluções encontradas para isso, foi o desenvolvimento de materiais em conjunto com fornecedores.
Fora o motor e a embreagem dupla, para chegar ao número, a fabricante alemã afirma que foi preciso reduzir ao máximo o peso do carro. Assim, investiu em materiais leves, como fibra de carbono e peças de polímeros, utilizados em carros de Fórmula 1. Além disso, a aerodinâmica permite menor resistência ao ar.
Como se trata de um híbrido plug-in, o protótipo XL1 também pode ser conduzido por até 35 km somente com o motor elétrico ligado. Segundo a Volkswagen, a bateria pode ser recarregada a partir de uma tomada elétrica convencional. Quando o motor a combustão funciona, a energia das frenagens é revertida para as baterias.
Com capacidade para duas pessoas, o modelo possui portas tipo asas de gaivota, para facilitar o acesso ao carro.
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