NOTÍCIA ANTERIOR
Custo-benefício interessante
PRÓXIMA NOTÍCIA
Grand Livina ganha kit esportivo
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/07/2009 | Veículos
Volante revela a identidade do automóvel
Entre o homem e a máquina, ele é a peça de ligação. Vibrante, suave, macio, fino ou grosso, é o volante que transmite o prazer da direção, além de colaborar para harmonizar o interior do veículo. Madeira, alumínio, couro e plástico ajudam a compor equipamentos de vários formatos, tonalidades e cores - conforme sua época. Dos clássicos aos modernos, são eles que ajudam a fixar e a compor no imaginário a direção desde a primeira infância.

"O volante revela a identidade de um carro", acredita o empresário Miguel Di Mauro, que herdou do pai o negócio da fabricação, que inclui réplicas de lendários, como do Shelby Cobra e Camaro, além dos veículos de marcas de luxo - Porsche e Lotus.

A Lenker Motorsport (www.lenker.com.br) está no negócio há 55 anos, produzindo volantes sob encomenda, customizados ou modelos que saem da imaginação.

"Pode não parecer, mas o formato circular do volante esconde milhares de formas", afirma Di Mauro, que tem loja em Santo André.

Entre seus clientes mais ilustres estão o cantor Roberto Carlos, para quem a Lenker desenvolveu o volante do calhambeque azul do Rei, e para veículos reformados dentro do quadro Lata Velha, no programa de Luciano Huck, apresentador da Rede Globo.

O apresentador Otavio Mesquita, o sambista Neguinho da Beija Flor e o ex-prefeito de São Paulo Maluf (deputado federal) também já compraram da Lenker, assim como restauradores, colecionadores, fãs e apreciadores.

"Construir um volante requer técnica, imaginação e paixão pelo automóvel", afirma Di Mauro, que é o próprio designer dos volantes da Lenker e mantém parceria com a Rosseti (linha clássica) e a BTS (custumizada).

Dependendo do modelo, os preços variam de R$ 350 a R$ 1.100 - os clássicos acabados em madeira e alumínio são os mais caros. A instalação não demora mais de 20 minutos. O público é um grande leque etário. "Temos uma clientela de várias idades e classes sociais", afirma Mauro.

É o próprio Di Mauro quem orienta os empregados da Lenker no acabamento das peças - da costura ao molde inicial. "Nossa empresa foi adaptada para fabricar volante, já que o foco da produção é outro. Seria inviável comprar máquinas de última geração para produzir volantes. O investimento não compensaria"" afirma o proprietário, que produz e comercializa em torno de 3.000 peças por mês.

Deste total, 1.500 são destinadas para equipar carros. A Lenker Motorsport ainda produz peças para empilhadeiras, máquinas agrícolas, embarcações e miniveículos. Além de vender para todo o Brasil, a empresa exporta para os Estados Unidos, Bélgica, Holanda e Alemanha.

O empresário diz que já forneceu para a indústria automobilística, mas o baixo valor pago pelas montadoras não compensa o esforço da produção em escala. Para o empresário, a tecnologia dos volantes evoluiu bastante.

"A peça tem pontos de ruptura para evitar ferimentos em eventuais acidentes", diz. A Lenker possui certificados como o ISO 9000.

Por Wagner Oliveira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.