NOTÍCIA ANTERIOR
SUS inclui teste rápido para dengue e chikungunya
PRÓXIMA NOTÍCIA
Noite mal dormida pode afetar o coração
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/08/2017 | Saúde e Ciência
Você sabe quando está exagerando nos doces?
O Bem Estar elencou cinco sinais de que você está exagerando.

O excesso de açúcar faz mal para o corpo e para a saúde, mas muita gente é viciada em doce e não percebe os sinais que o corpo dá que demonstram esse excesso. O Bem Estar desta segunda-feira (15) elencou cinco sinais de que você está exagerando: gases, alteração de humor, acne, gordura abdominal e mais fome. A nutricionista Karina Al Assal explicou porque o aumento da fome é um dos sinais.

Além desses sintomas, existem duas implicações importantes que o excesso causa no organismo: a depressão e o envelhecimento. Será que a vontade de doce é física ou psicológica? O endocrinologista Burno Halpern ajudou a entender os desejos do nosso paladar.

O açúcar modifica o perfil das bactérias do intestino para pior. Isso acontece porque as bactérias patogênicas gostam de fermentar sacarose, que acarreta em gases, distensão abdominal, diarreia ou constipação. Além disso, o açúcar aumenta a dopamina no nosso cérebro rapidamente, por isso a alteração de humor.

A acne não necessariamente tem relação com o doce, mas o açúcar também gera um estímulo inflamatório pela insulina. O doce em excesso aumenta a circulação de insulina, que gera inflamação no corpo e provoca espinhas. O doce também faz gordura abdominal muito rápido. E por que sentimos fome mais rápido? O açúcar é absorvido muito rápido pelo organismo e, diferente de fibras e proteínas, ele não estimula os hormônios da saciedade.

Por G1, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6194 dias no ar.