NOTÍCIA ANTERIOR
Corpo de Bin Laden não foi lançado ao mar, diz WikiLeaks
PRÓXIMA NOTÍCIA
Japoneses fazem homenagem a mortos em tsunami
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/03/2012 | Internacional
Viúvas de Bin Laden são indiciadas por entrada ilegal no Paquistão
Três viúvas de Osama Bin Laden, que estavam presentes na casa em que o líder da rede Al Qaeda morreu em maio do ano passado, em uma ação de um comando americano no Paquistão, foram indiciadas por entrada ilegal no país, onde estão detidas.

O ministro do Interior, Rehman Malik, não revelou quando as mulheres, uma iemenita e duas sauditas, foram indiciadas, nem quando começará o processo.

No dia 2 de maio de 2011, um comando da unidade de elite dos Navy Seals americanos desceu de helicóptero em Abbottabad, cidade militar a duas horas de estrada de Islamabad, e matou Bin Laden, um de seus filhos e dois mensageiros.

A mais jovem das esposas, uma iemenita, e a mulher de um dos mensageiros foram feridas a tiros.

O corpo do líder da Al Qaeda foi levado pelo comando e jogado no mar em algum ponto do alto mar a partir de um navio de guerra americano, segundo Washington.

As três viúvas e vários filhos de Bin Landen permanecem no Paquistão.

A acusação de entrada ilegal em território paquistanês é aplicada apenas a adultos, explicou Malik.

Wikileaks

Ontem, o jornal espanhol "Público", que cita o site WikiLeaks, informou que o corpo de Bin Laden não foi lançado ao mar como disseram as autoridades americanas, mas levado para os Estados Unidos em um avião da CIA (agência de investigação do país),

E-mails da Stratfor Global Intelligence, empresa privada de segurança conhecida como "CIA na sombra", aos quais teve acesso o "Público" e outros jornais do mundo todo, revelam que o sepultamento de Bin Laden em alto-mar nunca aconteceu.

Em mensagem classificada como "superconfidencial" pelo "Público", Fred Burton, um dos diretores da empresa com sede no Texas, diz: "fui informado que trouxemos o corpo. Graças a Deus". O e-mail tem o título de "OBL", o que o jornal espanhol interpretou como as iniciais de Osama bin Laden.

Na mensagem seguinte, Burton escreve "(alpha) O corpo esta a caminho de Dover, Delaware, em um avião da CIA", detalhou o "Público", que explicou que "a palavra-chave '(alpha)'" significa que a informação é "limitada a uma reduzida cúpula de máxima responsabilidade na corporação". O jornal assinalou que em Dover há uma base da Força Aérea dos Estados Unidos.

"Depois seguirá até o Instituto de Patologia das Forças Armadas em Bethesda", perto de Washington, acrescenta Burton, ex-agente especial do Serviço Secreto Diplomático do Departamento de Estado dos EUA.

Por Folha Online - France Presse, em Islamabad, das Agências de Notícias
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.