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DATA DA PUBLICAÇÃO 01/12/2013 | Economia
Vitrine bem feita é porta para boas vendas
Vitrine bem feita é porta para boas vendas As pessoas veem na vitrine um atrativo decisivo para o ato de compra. Foto de Rodrigo Pinto
As pessoas veem na vitrine um atrativo decisivo para o ato de compra. Foto de Rodrigo Pinto
Boa decoração de final de ano pode ser a solução para o sucesso do comércio

O movimento das vendas nas lojas no final de ano pode crescer até 40% influenciado por uma boa decoração, conforme dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Uma das formas que os comerciantes encontraram para se destacar e atrair comparadores é investir nas vitrines. Despojada, colorida e diversificada, uma vitrine bem explorada pode ser a fórmula para o sucesso do comércio.

Considerada como um primeiro passo para que o cliente saia da calçada e vá para a loja, todo negócio que busca se diferenciar da concorrência deve cuidar para que esse primeiro impacto seja eficaz.

É cada vez mais comum a contratação de profissionais para a montagem das vitrines, mesmo entre pequenas lojas. Para o especialista em visual, Caique Foltran, as lojas pequenas podem ficar um pouco inibidas mas não deixam de buscar um diferencial. “Elas precisam de um atrativo para vender, querem se informar e atualizar pelo que está em alta. E isso não se restringe mais às grandes lojas”, afirma.

O especialista também fala sobre a exploração dos diferenciais, como variedade de manequins e das melhores peças. “O consumidor demora de cinco a 15 minutos para olhar a vitrine, portanto, se explorar bem este espaço, o cliente terá interesse de entrar e conhecer os produtos”, destaca.

Bruno Caetano diretor superintendente do Sebrae sugere que as lojas variem produtos e ofereçam itens que se relacionam, como calça, camisa e sapato. “Posicione os produtos na altura dos olhos para facilitar. Cuide da iluminação. Luz inadequada desvaloriza o produto e transforma a vitrine em espelho com o reflexo”, recomenda.

Decoração
Uma das peças mais importantes são os manequins. A Expor Manequins, há 45 anos no segmento, possui 10 mil clientes e produz uma média de 70 mil peças por ano. São 1.200 modelos criados, sendo 70% femininos, 20% masculinos e 10% infantis. “Quem trabalha no comércio já sabe que a vitrine tem muita influência. As vezes a criatividade é mais importante que o dinheiro disponível para gastar”, explica o diretor da empresa, Marcos Andrade.

Ele conta que a procura de manequins para o fim de ano surge da necessidade do varejista ter sua loja atraente e competitiva frente aos cuidados que os outros também terão em recepcionar o cliente. “As vezes um pequeno investimento vale a pena em datas festivas, pois as pessoas já esperam esse clima refletido nas vitrines das lojas”, disse.

No São Bernardo Plaza Shopping, a Rihappy Baby, exclusiva para bebês de 0 a 3 anos, já se prepara para o Natal. Logo na entrada da loja uma árvore solidária chama a atenção. Na vitrine, manequins pequenos e maleáveis dividem o espaço com as renas do trenó e o Papai Noel. “Toda semana fazemos mudança de manequins e cenários. A vitrine é como um cartão de apresentação da loja e, ao mesmo, tempo, um convite para o cliente entrar”, conta a gerente, Miriam Prates.

Por Paola Cruvinel - ABCD Maior
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