DATA DA PUBLICAÇÃO 14/07/2008 | Veículos
Visual off-road é o que conta
Um é uma perua, o outro, um utilitário esportivo leve. Embora os estilos de carroceria sejam bem distintos, eles têm em comum o visual aventureiro, que remete ao uso mais despojado.
Ambos, no entanto, têm a limitação da tração 4x2 (embora o Ford também tenha a versão 4x4, o modelo avaliado no comparativo foi o XLT 4x2). Assim, por mais que a aparência remeta a veículos fora-de-estrada, eles não foram feitos para enfrentar trilhas.
Colocados lado a lado, o Palio Adventure Locker leva vantagem pelo preço mais em conta, motor mais potente e maior capacidade no porta-malas. O acabamento também é mais caprichado.
Com preço a partir de R$ 54.380, o Fiat sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, faróis de neblina e profundidade, rodas de liga leve de 15 polegadas, travas e vidros dianteiros elétricos e volante com regulagem de altura.
Outro equipamento de série no Fiat que faz alguma diferença é o Locker, nome dado ao bloqueio de diferencial. É certo que o recurso serve para situações bastante específicas, como ao transpor buracos ou erosões, o que pode fazer com que uma das rodas dianteiras, ao perder aderência, gire em falso (isso porque ela passa a absorver todo o torque disponível do sistema).
O bloqueador do diferencial existe para eliminar esse efeito. Anulando o funcionamento do diferencial, a força se iguala nos dois semi-eixos e as duas rodas passam a tracionar igualmente. A roda com mais aderência pode girar e mover o veículo.
O recurso não funciona como uma tração 4x4, mas ajuda nas situações em que uma das rodas fica no ar ou sobre um terreno de baixa aderência.
O propulsor de 1,8 litro flexível tem mais potência e torque, proporcionando saídas e retomadas mais rápidas.
A distância entre eixos, no entanto, é 3 centímetros menor, deixando os passageiros do banco traseiro um pouco mais apertados do que no EcoSport.
O espaço para bagagens, por sua vez, é bem maior, uma diferença de 168 litros.
O visual da perua também agrada. Os faróis e lanternas parecidos com os do Siena lhe caíram muito bem. As novas barras longitudinais, semelhantes às do Idea, transmitem mais jovialidade ao modelo.
Embora possivelmente a maioria dos proprietários não chegue a utilizar a bússola e os inclinômetros, são diferenciais oferecidos que agregam mais valor ao veículo.
EcoSport lidera venda de utilitários
Um dos principais apelos de venda do Ford EcoSport é sua aparência de utilitário esportivo, que conquista aqueles que sempre sonharam em ter um jipe, mesmo que nunca tenham efetivamente pensado em fazer uma trilha ou simplesmente colocá-lo na terra.
E quando se fala em vendas, o Ford dispara. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), de janeiro a junho deste ano foram comercializadas 22.820 unidades, o equivalente a 34,11% do segmento de utilitários esportivos, o que mantém o modelo na liderança da categoria.
A Palio Weekend (em todas as versões, não somente a Adventure), teve 9.592 carros vendidos, o que significa 25,87% do segmento das peruas médias, que é liderado pela VW SpaceFox.
O modelo da Ford não faz sucesso por acaso. Seu desempenho e nível de equipamentos também agradam. O ponto positivo do conjunto mecânico é a suavidade do motor 1.6 e a precisão do câmbio.
Além disso, o modelo é gostoso de conduzir, oferecendo uma posição elevada para o motorista, o que favorece bastante a visibilidade.
O Ford conta com maior altura livre do solo: são 22 centímetros, 3 cm a mais que o Palio Adventure.
Na versão XLT, o utilitário esportivo tem preço a partir de R$ 58.445 e sai da linha de produção com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, CD player, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, travas, vidros e retrovisores elétricos.
No entanto, o Ford não dispõe de bloqueio de diferencial, bússola, inclinômetros e computador de bordo como o rival.
Se equiparmos o Fiat com CD player e retrovisores elétricos, itens que vêm de série no Ford e são opcionais no Palio Adventure, o preço do modelo salta para R$ 55.614, mantendo-se ainda assim R$ 2.831 mais em conta que o concorrente.
Ambos oferecem como opcionais equipamentos de segurança, como freios ABS e air bag duplo, e de conforto, como bancos de couro.
Um dos diferenciais do EcoSport é a abertura lateral da tampa do porta-malas, onde fica alojado o estepe. Embora essa característica ajude a deixar o modelo com mais cara de jipe, há o inconveniente de facilitar o roubo do pneu suplementar.
Se o objetivo é viajar em família, outro ponto negativo: a capacidade do porta-malas deixa a desejar, já que comporta apenas 292 litros, ante os 460 litros do modelo da Fiat.
Ambos, no entanto, têm a limitação da tração 4x2 (embora o Ford também tenha a versão 4x4, o modelo avaliado no comparativo foi o XLT 4x2). Assim, por mais que a aparência remeta a veículos fora-de-estrada, eles não foram feitos para enfrentar trilhas.
Colocados lado a lado, o Palio Adventure Locker leva vantagem pelo preço mais em conta, motor mais potente e maior capacidade no porta-malas. O acabamento também é mais caprichado.
Com preço a partir de R$ 54.380, o Fiat sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, faróis de neblina e profundidade, rodas de liga leve de 15 polegadas, travas e vidros dianteiros elétricos e volante com regulagem de altura.
Outro equipamento de série no Fiat que faz alguma diferença é o Locker, nome dado ao bloqueio de diferencial. É certo que o recurso serve para situações bastante específicas, como ao transpor buracos ou erosões, o que pode fazer com que uma das rodas dianteiras, ao perder aderência, gire em falso (isso porque ela passa a absorver todo o torque disponível do sistema).
O bloqueador do diferencial existe para eliminar esse efeito. Anulando o funcionamento do diferencial, a força se iguala nos dois semi-eixos e as duas rodas passam a tracionar igualmente. A roda com mais aderência pode girar e mover o veículo.
O recurso não funciona como uma tração 4x4, mas ajuda nas situações em que uma das rodas fica no ar ou sobre um terreno de baixa aderência.
O propulsor de 1,8 litro flexível tem mais potência e torque, proporcionando saídas e retomadas mais rápidas.
A distância entre eixos, no entanto, é 3 centímetros menor, deixando os passageiros do banco traseiro um pouco mais apertados do que no EcoSport.
O espaço para bagagens, por sua vez, é bem maior, uma diferença de 168 litros.
O visual da perua também agrada. Os faróis e lanternas parecidos com os do Siena lhe caíram muito bem. As novas barras longitudinais, semelhantes às do Idea, transmitem mais jovialidade ao modelo.
Embora possivelmente a maioria dos proprietários não chegue a utilizar a bússola e os inclinômetros, são diferenciais oferecidos que agregam mais valor ao veículo.
EcoSport lidera venda de utilitários
Um dos principais apelos de venda do Ford EcoSport é sua aparência de utilitário esportivo, que conquista aqueles que sempre sonharam em ter um jipe, mesmo que nunca tenham efetivamente pensado em fazer uma trilha ou simplesmente colocá-lo na terra.
E quando se fala em vendas, o Ford dispara. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), de janeiro a junho deste ano foram comercializadas 22.820 unidades, o equivalente a 34,11% do segmento de utilitários esportivos, o que mantém o modelo na liderança da categoria.
A Palio Weekend (em todas as versões, não somente a Adventure), teve 9.592 carros vendidos, o que significa 25,87% do segmento das peruas médias, que é liderado pela VW SpaceFox.
O modelo da Ford não faz sucesso por acaso. Seu desempenho e nível de equipamentos também agradam. O ponto positivo do conjunto mecânico é a suavidade do motor 1.6 e a precisão do câmbio.
Além disso, o modelo é gostoso de conduzir, oferecendo uma posição elevada para o motorista, o que favorece bastante a visibilidade.
O Ford conta com maior altura livre do solo: são 22 centímetros, 3 cm a mais que o Palio Adventure.
Na versão XLT, o utilitário esportivo tem preço a partir de R$ 58.445 e sai da linha de produção com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, CD player, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, travas, vidros e retrovisores elétricos.
No entanto, o Ford não dispõe de bloqueio de diferencial, bússola, inclinômetros e computador de bordo como o rival.
Se equiparmos o Fiat com CD player e retrovisores elétricos, itens que vêm de série no Ford e são opcionais no Palio Adventure, o preço do modelo salta para R$ 55.614, mantendo-se ainda assim R$ 2.831 mais em conta que o concorrente.
Ambos oferecem como opcionais equipamentos de segurança, como freios ABS e air bag duplo, e de conforto, como bancos de couro.
Um dos diferenciais do EcoSport é a abertura lateral da tampa do porta-malas, onde fica alojado o estepe. Embora essa característica ajude a deixar o modelo com mais cara de jipe, há o inconveniente de facilitar o roubo do pneu suplementar.
Se o objetivo é viajar em família, outro ponto negativo: a capacidade do porta-malas deixa a desejar, já que comporta apenas 292 litros, ante os 460 litros do modelo da Fiat.
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