NOTÍCIA ANTERIOR
Finalmente, um feriadão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Punta del Este atrai amantes de cassinos, praias, baladas e vinhos
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/11/2008 | Turismo
Visto norte-americano só no ano que vem
Às vésperas do período de férias, o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo não tem mais datas para agendamento de entrevista para obtenção de vistos até 31 de dezembro. Quem tem objetivo de visitar o país neste verão só pode tentar marcar entrevista em um dos outros três postos consulares: Brasília, Recife e Rio de Janeiro. Mesmo assim, terá de aguardar. A média de espera é de nove dias na Capital Federal, três no Recife e 44 no Rio.

São Paulo é o consulado mais procurado do País, onde a espera chega a 60 dias, em média. Há apenas a esperança de alguma desistência nesse período. Segundo o consulado, a vaga desistente retorna ao sistema e pode ser preenchida novamente. Existe também a possibilidade de abertura excepcional de horário para casos urgentes, como morte de familiares ou necessidades médicas.

A demanda que está sendo atendida nesta semana, de acordo com informações do consulado em São Paulo, foi agendada há cinco meses, apesar de que em julho ainda havia vagas para outubro e poucas para dezembro.

Os funcionários não temem que o represamento de atendimentos até o final deste ano vá interferir nos novos agendamentos de 2009. A avaliação é de que a quantidade de solicitações não se modifique. São atendidas diariamente cerca de 1.500 pessoas para os vários tipos de vistos concedidos pela embaixada.

Entretanto, a abertura de datas e a quantidade de entrevistas na agenda de janeiro só serão definidas após o fechamento dos resultados de outubro. A taxa de agendamento, no valor de R$ 38, já paga pelo postulante à permissão, continua valendo, informou o consulado norte-americano. Essa taxa dá direito a uma senha para que se tenha acesso às informações sobre os documentos necessários e para agendar a entrevista obrigatória no consulado.

Acordo
No início do mês, foi anunciado o acerto de um acordo bilateral entre os governos brasileiro e norte-americano para aumentar o prazo de validade dos vistos de turismo e de negócios para brasileiros dos atuais cinco anos para dez anos.

Na ocasião, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, disse que era inaceitável esperar até 90 dias para a concessão de um visto. Foi criada, então, uma espécie de mutirão para agilizar o serviço. O esforço deve durar até 15 de dezembro.

Nos últimos três anos, o número de vistos no Brasil passou de 165 mil, em 2004, para 426 mil em 2007, um crescimento de 157,8%. Desde o início deste ano, os consulados norte-americanos agendaram aproximadamente 700 mil entrevistas. Desse total, cerca de 90% se transformaram em vistos concedidos.

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.