NOTÍCIA ANTERIOR
Whatsapp atualiza termos de serviço pela primeira vez em quatro anos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Facebook: como economizar dados da franquia de internet móvel durante uma transmissão ao vivo?
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/08/2016 | Informática
Vírus prejudicando o touchpad e celular roubado: pacotão
>>> Windows 10 touchpad e vírus "Elara"
Após atualizar para o Windows 10, meu touchpad ficou desregulado, com cliques aleatórios e movimento irregular. Quando uso o mouse normal isso não ocorre.

Anteontem fui desligá-lo e surgiu o aviso de que um programa chamado ELARA estava impedindo o desligamento.

Procurei na internet e li que esse ELARA é um malware que afeta justamente o touch pad.

Fiz os procedimentos para detectar onde esse programa estaria, mas não o encontrei. O AVG que uso também não o detectou. Faço varreduras com o Panda Cloud Cleaner (esse sempre acha coisas demais, mesmo fazendo uma varredura seguida da outra) e também não achei esse Elara.

O desligamento do note está normal agora, mas o touch pad continua alterado.

O que devo fazer?
Muito obrigado
André Valle

Pelas minhas pesquisas, André, Elara não é um "vírus" e sim o nome de um componente do driver do touchpad. Aparentemente, o nome dele, como programa, é "ApntEx.exe".

Um driver, caso você não conheça o termo, é um programa responsável por fazer um hardware funcionar.

Como você está tendo problemas com o touchpad, faz todo sentido, então, que o driver do touchpad não esteja funcionando corretamente. Esse "travamento" (não responder) até na hora de desligar pode ser um sintoma de que o driver está com problemas, sendo incapaz de processar o movimento do touchpad com a velocidade necessária.

Atualizações do Windows notoriamente causam esse tipo de problema com drivers.

A principal sugestão é procurar no site do fabricante do seu notebook por um driver atualizado para seu touchpad e, se não encontrar nada, entre em contato com o suporte técnico. Pode ser, inclusive, que o fabricante da sua máquina diga que não há suporte para fazer a atualização para o Windows 10, ou que você precise instalar um software sem relação direta com o touchpad (como um driver USB, chipset ou outro). Alguns fabricantes oferecem uma ferramenta que automaticamente atualiza todos os drivers - nesse caso, fica mais fácil.

É possível também que o driver de touchpad do fabricante não seja necessário e que o Windows consiga se virar bem "sozinho". Em último caso, desinstale o driver do touchpad (no Painel de Controle do Windows, procure por "Adicionar e remover programas" e faça uma busca lá por "touchpad" e "pointing", talvez apareça algo).

Talvez a desinstalação do driver faça você perder algumas funções mais avançadas do touchpad, se houver alguma função desse tipo (como gestos), mas pode ser um bom meio para você ter absoluta certeza de que o problema é no touchpad.

Lembre-se de ter um mouse preparado no caso de touchpad parar de funcionar. Caso haja espaço no seu disco rígido, crie um ponto de restauração do sistema antes de fazer as mudanças: no menu iniciar, digite "Criar ponto" e siga as instruções na tela.

Em geral, é raro que problemas envolvendo dispositivos de entrada (como mouse, teclado, touchpad e tela de toque) sejam causados por vírus. O mais provável é falha de driver ou falha do próprio hardware.

Hackers Celular Smartphone JG>>> IMEI e roubo de celular
Pela terceira vez, em período recente, tive um celular roubado.
Geralmente ligo para as operadoras pedindo bloqueio da linha telefônica e também o bloqueio do aparelho através do n° IMEI.

A minha dúvida é: como ter certeza, ou conferir, se esse bloqueio efetivamente vai surtir efeito? Já que o aparelho não está comigo.
Existe alguma forma de confirmar isso?

Alessandro J. Farias

Infelizmente, Alessandro, não há como confirmar que o celular foi bloqueado com sucesso. E nem mesmo o bloqueio de IMEI vai necessariamente ajudar, porque em muitos aparelhos é bastante fácil realizar a troca desse número. O celular também pode ser levado para fora do país.

Ainda vale a pena realizar o bloqueio, porque dificulta a vida dos bandidos e, dependendo do celular, pode não haver um meio totalmente funcional ou simples de alterar o IMEI. Porém, a medida não tem eficácia garantida.

Existem alguns aplicativos antirroubo que você pode instalar no celular para tentar monitorá-lo depois que ele saiu da sua mão, inclusive tirando foto de quem estiver usando o aparelho, por exemplo. No entanto, o aplicativo será perdido quando o aparelho for restaurado ao estado de fábrica, o que os criminosos com certeza terão de fazer se você tiver configurado uma senha de bloqueio - que é algo que você deve fazer.

Por Altieres Rohr - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.