NOTÍCIA ANTERIOR
Governo quer classificar tablets como PCs para aproveitar isenção fiscal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Computadores precisam ser mais humanos, diz cofundador da Apple
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/01/2011 | Informática
Vírus multiplataforma infecta mais Macs que Windows Vista e 7
A fabricante de antivírus Symantec conseguiu gerar estatísticas de infecção de um vírus multiplataforma que está se espalhando no Facebook desde outubro. A praga é capaz de infectar usuários de Windows, Mac e Linux, mas somente Mac e Windows aparecem nas estatísticas, com 16% e 84%, respectivamente.

A empresa de segurança encontrou brechas no vírus que permitiram identificar o sistema operacional dos usuários infectados, bem como executar códigos adicionais. A primeira falha foi usada para obter as estatísticas, enquanto a segunda poderia ser aproveitada por um criminoso para reinfectar os sistemas com outra praga.

Embora o vírus ataque igualmente todos os sistemas, a proporção de usuários de Mac infectados é maior que a posição de mercado da plataforma. Enquanto 16% vítimas do vírus usam OS X, apenas 5% do mercado – segundo dados da NetMarketShare – é formada de usuários da Apple. O Windows XP também tem uma representação maior entre as vítimas: 75%, em comparação aos 57% do mercado.

Os Windows Vista e 7 tem uma representação inferior entre os infectados: apenas 9%. Perto de 33% do mercado estaria usando esses sistemas.

O Linux não aparece nas estatísticas da Symantec e a empresa não mencionou o motivo. Alguns especialistas afirmam que a praga tem bugs que a impedem de funcionar em certos casos, como no Linux. O código malicioso foi desenvolvido em Java e, em teoria, pode ser executado em qualquer plataforma com suporte à Java, o que inclui o Linux.

O vírus gerou discussão quando surgiu porque recebeu diversos nomes dos pesquisadores antivírus. A Intego, fabricante de antivírus para Mac, considerou o vírus uma variação da praga “Koobface”, conhecida por atacar sistemas Windows usando o Facebook. Outros pesquisadores consideram que a ameaça era totalmente nova, dando a ela os nomes Jnanabot ou Boonana.

Já existem mil vírus para Mac e especialistas alertam que a percepção de total segurança que existe nos usuários da plataforma pode facilitar a disseminação de pragas virtuais.

Por Altieres Rohr - Especial para o G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.