NOTÍCIA ANTERIOR
Ingressos para o Showlidariedade já são distribuídos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Primeira metade da Virada Cultural ocorre sem tumultos
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/05/2010 | Cultura
Virada Cultural começa neste sábado (15) em São Paulo
Começa neste sábado (15), às 18h, a Virada Cultural 2010, megaevento anual que reúne mais de 800 atrações - a maior parte gratuita - em São Paulo, principalmente no centro da cidade. A festa da cultura conta com shows, espetáculos de teatro e de dança, filmes, performances e até guloseimas. E, neste ano, o perímetro da área correspondente aos palcos é maior que os anos anteriores, abrangendo a região da Luz e, curiosamente, correspondendo ao tamanho da capital paulista no final do século 19.

A atração escalada para dar o pontapé inicial à sexta edição da Virada é a dupla cubana Barbarito Torres e Ignácio Mazacote, do lendário Buena Vista Social Club. A apresentação acontecerá no palco da praça Júlio Prestes, localizada no bairro Campos Elíseos, próximo à Estação da Luz. Este será o palco principal do evento, que, além das atrações nacionais, como Zélia Duncan, Elza Soares, Céu, Elomar e Toquinho, receberá os estrangeiros Living Colour e uma banda cover do Abba, entre outros.

Para quem é roqueiro, o palco mais indicado é o da avenida São João, na próximo à República e ao largo do Arouche. Pitty, Raimundos, Titãs e um show do CPM 22 interpretando Ramones são alguns dos destaques que vão rolar por lá. Feras da música internacional também marcam presença no local, como a banda da cantora Janis Joplin e o grupo L.A. Guns, que deu origem ao Guns N’ Roses.

Entre as novidades da Virada está o palco exclusivo para o reggae, que ficará na alameda Barão de Limeira (região central da cidade), e contará com atrações jamaicanas e brasileiras. A praça Roosevelt também terá um novo palco: o Dimensão Nerd, que oferecerá mesas de RPG, jogos de tabuleiro e desfile de fantasias temáticas.

Para quem curte algo mais “radical”, uma boa dica desta Virada promete ser o palco Tattoo, que ficará situado na galeria Prestes Maia, na região do Anhangabaú. Lá, o público poderá dançar ao som de muita música eletrônica, ver performances de suspensão corporal e ainda alguns tatuadores terminando suas obras.

Homenageado da vez, o sambista Adoniran Barbosa - que completaria 100 anos em 2010 - não ganha um palco, mas um trem. Junto ao projeto Trem das Onze - 100 anos de Adoniran Barbosa, visitantes poderão fazer o percurso Luz-Brás (em trens da CPTM) enquanto curtem apresentações em homenagem ao principal nome do samba paulistano.

E o samba não fica só nos trilhos. O palco da praça da República recebe nomes como Paulo Vanzolini, Nelson Sargento e Jair Rodrigues, além de abrir espaço para o suíngue do samba-rock, com Elza Soares e Sandália de Prata e Max de Castro e Simoninha, com o Baile do Simonal.

O brega também está representado. No palco Vieira de Carvalho, no Arouche, Luís Caldas, Sidney Magal, Jerry Adriani e André Abujamra, entre outros nomes, agitam o público da Virada.

Além da diversidade de shows, intervenções urbanas e exposições artísticas estão presentes na Virada. Nos cinemas do Centro, sessões temáticas sobre Godzilla, musicais, lobisomens e filmes do festival de curtas serão exibidas. Em regiões diferentes, com uma programação bastante variada, as unidades do Sesc e do CEU também participam da Virada Cultural com shows e peças de teatro e dança.

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.