NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá vai sediar Congresso de História do ABC em setembro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Acesso da Avenida dos Estados recebe obras tapa-buraco em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/08/2013 | Cidade
Violeiros René De França e Zé Terra fazem show no Sesi Mauá
Violeiros René De França e Zé Terra fazem show no Sesi Mauá René de França, Zé Terra e o baixista Marcelo Mazzucatto reúnem-se celebrar a amizade artística que rendeu dois discos. Foto: Andris Bovo
René de França, Zé Terra e o baixista Marcelo Mazzucatto reúnem-se celebrar a amizade artística que rendeu dois discos. Foto: Andris Bovo
Dupla de Santo André toca composições dos dois primeiros discos em apresentação gratuita

Neste sábado (10/08), às 16h, o Sesi Mauá recebe René De França & Zé Terra para a apresentação que fará um apanhado dos dois últimos álbuns da dupla. O primeiro, de 2007, chamado Por Cima da Carne Seca, e o segundo, que dá nome ao show, No Quase Claro Céu, de 2009. A oportunidade é uma ótima chance para o público da Região conferir o trabalho dos músicos que seguem pelos palcos da vida há quase duas décadas.

Vindos de meios musicais completamente diferentes - René De França é oriundo do movimento punk rock do ABCD e Zé Terra da música regional e do trabalho como músico da noite, o que o fez passar por diversos gêneros -, os amigos se conheceram durante as prévias do Famp, o Festival Andreense de Música Popular. Em seguida, quando ambos faziam parte da banda que acompanhava Kleber Albuquerque, também da Região, surgiu o desejo de compor uma dupla para escoar toda a inquietude musical que movia ambos.

“Ali, por volta de 1997, chamei o René para nos unirmos porque havia uma necessidade muito grande de produzir algo mais urbano, porque eu tinha um pé muito na roça, na música regional. Não que isso seja ruim, pelo contrário. Mas eu queria desenvolver algo mais daqui, tinha essa vontade grande de fazer algo diferente”, contou Zé Terra. No quesito diferença, a contraste foi muito bem sucedido.

Mistura de gêneros cria sonoridade própria - Gaitas, violões, violas, charango (instrumento de cordas andino), guitarras e flautas são alguns dos instrumentos que compõem a maneira híbrida com que a dupla compõe os trabalhos. Libertos de todo tipo de rotulação, sem a sanha da definição por um, ou dois, ou outros tantos gêneros, o resultado da obra passeia livremente pelos mais variados universos musicais. Vai do folk rock de Bob Dylan ao baião de Gonzagão, flerta com o reggae e com as modas de viola, dá uma volta pelo rock and roll do Lynyrd Skynyrd, sem deixar de passar pelo samba. Tudo isso para não perder a chance de descobrir uma pegada nova. Experiência altamente positiva para René.

Tendo feito parte do movimento punk do ABCD, começando sua história na música com a banda Corte Marcial, de Santo André, passando depois pela performática banda Palhaço, o músico fala de como toda essa diversidade fez parte de sua formação: “Tudo me influencia, a maneira de compor, de tocar, fica difícil dar uma definição para o nosso som por conta disso tudo. Preferimos dizer que fazemos MPB do mundo, que tem mais a ver com nossa proposta musical”, explicou René De França.

O show deste sábado conta com a participação de músicos convidados que sempre foram muito presentes na história da dupla ao longo de 12 anos de estrada. O percussionista e baterista Fabio Daros e o contrabaixista Marcelo Mazzucatto acompanharão os músicos na apresentação. O show ainda terá a participação especial da cantora mauaense Natália Smeets em duas canções.

Serviço

O Sesi Mauá está localizado na avenida Presidente Castelo Branco, 237, Jardim Zaíra. Horário de apresentação: 16h. No sábado (10/08). Entrada gratuita. Mais informações pelo telefone 4514-2555.

Por Marcelo Mendez - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6335 dias no ar.