NOTÍCIA ANTERIOR
Novo Corolla inspira estande
PRÓXIMA NOTÍCIA
Novo Gol já tem fila de espera
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/07/2008 | Veículos
Vindos da China
Abandonados desde o fim da importação da Towner pela Asia Motors, os vendedores de cachorros-quentes e churros e os pequenos transportadores de cargas têm novamente motivos para comemorar. A chinesa Effa Motors traz para o Brasil três configurações - van, furgão e picape - do novo utilitário leve denominado ULC (Urban Light Commercial).

A convite da montadora, o Diário realizou pelas ruas de São Paulo uma rápida avaliação na versão van do modelo, que traz, como principal atrativo, o competitivo preço de R$ 27.980.

Antes que o leitor pergunte, a impressão deixada pelo pequenino foi satisfatória, já que se mostrou capaz de cumprir o que promete.

Logo no primeiro contato visual com o veículo, a sensação foi de estar diante de uma Towner. Até mesmo seu design - estilo ‘pão de forma' - é o mesmo. Destaque negativo apenas para o desnecessário quebra-mato.

Internamente, o acabamento é espartano - existem folgas nas junções das peças e rebarbas nas partes plásticas. Os equipamentos de série também não sugerem requinte - ar-condicionado, direção hidráulica, freios tipo ABS e air bags não são oferecidos nem como opcionais.

Ponto positivo para o espaço interno do veículo, que oferece 3,71 metros de comprimento. É possível se acomodar tranqüilamente tanto nos bancos dianteiros como nos das segunda e terceira fileiras. Pessoas com até 1,80 metro de altura não enfrentam problemas para acomodar as pernas. Sua altura de 1,79 metro (superior à da Towner) facilita o acesso dos passageiros.

Desempenho - Com a proposta de transportar até sete passageiros, a van da Effa Motors não é um primor de desempenho. Seu motor de apenas 970 cm³ de cilindrada, baseado no antigo Suzuki, gera modestíssimos 47 cv de potência a 5.000 rpm, torque de 7,4 mkfg a 3.500 rpm e alcança a velocidade máxima de 100 km/h. Números que comprovam sua aptidão para o meio urbano e não para viagens de longas distâncias.

Então, a questão que surge é: "ele tem força para transportar sete pessoas?" A resposta é sim. Claro que em uma subida íngreme, o modelo vai ter um pouco de dificuldades, mas não vai deixar os ocupantes na mão.

Mercado - Ainda modesta, a Effa Motors espera comercializar aproximadamente 3.000 unidades dos ULC no espaço de um ano. O mix, no entanto, ainda não está bem definido, mas a projeção é de que seja de 50% de picapes, 30% de vans e 20% de furgões.

Com apenas oito pontos-de-vendas (todos na Grande São Paulo), a marca chinesa tem planos de, no início de 2009, iniciar a construção de uma fábrica em Manaus (AM), com um investimento de US$ 50 milhões e com a missão de produzir apenas utilitários. Atualmente, existe uma planta sendo erguida no Uruguai.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.