NOTÍCIA ANTERIOR
Novo single das Spice Girls cai na web
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bruno, Marrone e Simphonia de Tatuí se apresentam no Estância
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/10/2007 | Cultura
Vila Sésamo está de volta
Tem tanta coisa num dia pra gente fazer/ Tem tanta gente pra gente brincar/ Tem tanta história bacana pra gente inventar/ E uns bichos muito, muito loucos pra se ver/ É Vila Sésamo!

É Vila Sésamo. Impossível é não abrir um sorriso ao passar os olhos por uma das vilas mais conhecidas da televisão mundial. Impossível é não voltar a ser criança ao relembrar de Garibaldo, Enio, Beto, Gugu.... O que é apenas uma doce lembrança da infância de muitos quarentões fará parte do dia-a-dia das crianças brasileiras a partir da próxima semana. Depois de anos de promessas, o seriado Vila Sésamo volta a ser produzido e exibido pela TV Cultura, de segunda a sábado, às 8h30 e às 14h30.

Atração para crianças de 3 a 6 anos em cerca de 120 países, o programa estreou sua primeira temporada no Brasil em 1972, seguindo os padrões da CTW (Children’s Television Workshop) – hoje, Sesame Workshop –, organização sem fins lucrativos responsável pela produção original norte-americana. Veiculado até 1978, contava com a participação das atrizes Sonia Braga e Aracy Balabanian, entre outros.

Educação - “O objeto de trabalho não é o entretenimento, mas a pré-educação das crianças”, explica o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun. Assim como em outros países, nos quais a série é produzida, a Sesame Workshop autorizou a realização da versão brasileira depois de meses de conversas, testes e pesquisas.

“Em cada país reunimos produtores locais, especialistas em educação infantil e pesquisadores para que possamos adequar o programa às necessidades educacionais das crianças”, revela o vice-presidente da organização norte-americana, Daniel Victor.

Nacional - A primeira fase da série, que recebeu cerca de R$ 2 milhões de investimento inicial, será composta de 78 episódios gravados até novembro.

A nova Vila Sésamo não trará atores “humanos” para a frente das câmeras, mas contará com uma participação especialíssima. A monstrinha Bel, manipulada por Magda Crudelli – que também dá vida a bonecos do infantil Cocoricó. Ela foi criada especialmente para os pequenos brasileiros. Bel e Garibaldo (manipulado por Fernando Gomes, diretor do mesmo Cocoricó e manipulador do boneco Júlio) formarão uma dupla para lá de animada.

Entre uma brincadeira e outra no pátio da Vila onde moram, os dois ensinarão às crianças noções básicas de leitura, matemática, ecologia e diversidade cultural.

Integração - Além das aventuras dos bonecos protagonistas, o programa exibirá pequenos documentários que mostrarão a rotina de diferentes crianças pelo País. “A produção viajou para Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul. Vamos mostrar as crianças que normalmente não aparecem na televisão”, conta a diretora geral de Vila Sésamo, Beatriz Rosenberg.

Bel foi criada com exclusividade

Desenvolvida exclusivamente para o Brasil, Bel, a simpática e peluda monstrinha cor-de-rosa é a novidade da nova versão da Vila. Com aproximadamente 3 anos, ela dividirá espaço com Garibaldo, que terá cerca de 6 anos.

Cheia de energia, ela demonstrará toda a impaciência das crianças dessa idade em descobrir o mundo.

Manipulada pela atriz Magda Crudelli, a pequena dividirá a cena com Garibaldo. Com cerca de 2,4 metros, o desengonçado pássaro amarelo é posto em vida pelos movimentos de Fernando Gomes. “É um sonho estar dentro do Garibaldo!”, diz o ator, empolgado.

Detalhes - Cuidadosamente projetado por Gert Seewald, o cenário da Vila é atração à parte. Além de mosaicos coloridos que enfeitam as paredes externas das casas, o quintal recebe um patchwork de pisos. “Pedi a uma assistente que saísse por aí fotografando o chão dos lugares”, conta o cenógrafo, que começou a carreira na cenografia no Castelo Rá-Tim-Bum.

Os quartos dos personagens principais ganharam decoração inspirada em elementos da cultura nacional e alguns itens foram fabricados com matéria-prima natural.

A brasilidade também está presente nas canções interpretadas por ícones da MPB, como Vanessa da Mata e Zeca Baleiro.

Por Natane Tamasauskas - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.