NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá obtém recursos estaduais para o Jardim Ipê
PRÓXIMA NOTÍCIA
Contaminação por mercúrio será discutida em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/12/2008 | Cidade
Vila Santa Cecília terá de ser desapropriada para obras em Mauá
Começa na segunda quinzena de fevereiro de 2009 as desapropriações dos moradores da Vila Santa Cecília, em Mauá, por onde passará parte das obras do complexo viário Jacu-Pêssego. Sete quarteirões do bairro desaparecerão para dar lugar à nova via expressa.

Na última semana, as famílias foram surpreendidas pela notícia de que terão de abandonar suas casas. Uma falha no mapeamento das desapropriações considerou a região por onde passará a obra somente como Jardim Oratório.

Ontem, funcionários da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) se reuniram com os moradores para explicar o processo.

Das 1.893 desapropriações que ocorrerão em Mauá provocadas pela intervenção viária, 370 serão na Vila Santa Cecília e o restante no Jardim Oratório, bairro vizinho.

Por enquanto, técnicos da Dersa estão visitando as famílias para aplicar um questionário socioeconômico e levar as primeiras informações sobre a desapropriação daqueles que serão atingidos pela obra.

Empresários afetados pela extensão da avenida deverão receber o chamado lucro cessante que diz respeito aos dias perdidos de produção até que ele estabeleça novo local de trabalho. Se for dono da construção onde trabalha, também receberá o valor do imóvel.

Os proprietários de casas terão proposta de venda do local pelo preço de mercado e quem mora de aluguel deverá ficar isento de multas referentes à rescisão de contrato.

"Não somos contra o progresso da nossa cidade, mas precisamos de informação sobre como as coisas estão acontecendo", defendeu um dos moradores do bairro, Geraldo Vieira, morador da Vila Santa Cecília e que deverá perder a casa.

A obra está prevista para começar em março, um mês antes da remoção das famílias ser iniciada. "Não haverá problemas e vai dar tempo de todos saírem tranqüilamente, pois a obra começará pela parte desabitada dos bairros", garantiu o gerente de relações institucionais da Dersa, Ermes da Silva.

Obra
A porção do complexo Jacu-Pêssego em questão ligará a Avenida Papa João 23, no Parque São Vicente, em Mauá, à Avenida Ragheb Chohfi, na Zona Leste da Capital.

A interligação permitirá o acesso direto do motorista de Mauá à Avenida Ayrton Senna, na Capital, e também funcionará como acesso ao Trecho Sul do Rodoanel.

Por Isis Mastromano Correia - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.