NOTÍCIA ANTERIOR
Termina Planejamento Pedagógico em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá registra três mortes em oito horas
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/03/2009 | Cidade
Vila dos Atletas é arma do vôlei de Mauá
O Projeto Voleibol de Mauá continua a expandir a estrutura para a formação de atletas. Por meio de parcerias, oferece, desde fevereiro, alojamentos para parte dos garotos do programa, na Vila dos Atletas.

Localizado próximo à Associação Atlética Industrial , o espaço tem três casas, uma ainda em fase de acabamento, com capacidade para 17 garotos. Desse número, 13 chegaram recentemente, sendo a maioria de outros Estados.

"Antes os garotos ficavam em um hotel e só podíamos abrigar oito. Quando tudo estiver pronto estaremos com 24 atletas no alojamento, com boas condições de moradia", disse o coordenador do projeto, Osvaldo Begliomini.

Realizado há oito anos na cidade, a iniciativa conta com 120 atletas em sete categorias, e a intenção é montar, em 2010, um time adulto. "Pretendemos participar da Divisão Especial, para, quem sabe em 2011 jogar a Superliga", afirmou Begliomini.

O resultado do programa é visto nas conquistas das equipes. Mauá disputará a Segunda Divisão dos Regionais deste ano, mas o vôlei sub-21 será a única categoria a representar a cidade na elite dos Jogos, devido ao índice técnico, obtido nos Abertos de Piracicaba, quando o time ficou em quarto lugar. "Conseguimos excelentes resultados no último ano, que servem como resposta ao município pelo apoio oferecido", disse o coordenador.

Os jogadores têm também a oportunidade de frequentar escolas devido a parcerias com redes de ensino da cidade. "Nos preocupamos também com a parte do ser humano e não apenas com a parte do atleta. Além do ensino médio e cursos de idioma, conseguimos 15 bolsas integrais em uma faculdade, e agora estamos com uma parceria para oferecer cursos profissionalizantes."

O ponta Rugther Martins, 18, participa do projeto desde o começo e viu de perto o crescimento do vôlei na cidade. "Antes ninguém conhecia, mas agora muita gente quer jogar no vôlei de Mauá."

Para Begliomini faltam projetos para o desenvolvimento de esportistas no País. "É fácil pegar um atleta já formado, o difícil é começar com ele lá de baixo e ir corrigindo ao longo do tempo as deficiências."

O crescimento do vôlei em Mauá foi notado na peneira realizada em dezembro de 2008. Cerca de 350 garotos do País participaram da seleção, mas apenas 20 ficaram.

Jogador da cidade segue em peneira na seleção para Mundial

O vôlei de Mauá enviou, no começo de fevereiro, cinco atletas para a Seleção Brasileira Juvenil Masculina que se prepara para o Mundial da categoria, em agosto, na Índia. Os atletas treinaram por uma semana em Saquarema, no Rio, e o ponta Luis Fernando permanece na seletiva.

Além dele, 22 atletas serão avaliados e, desses, 12 ficarão para o Mundial. "É uma experiência nova e gratificante treinar com os melhores do País", afirmou Luis, 21 anos, que está há sete anos em Mauá.

Lucas Rangel, 18 anos, um dos jogadores que estava na Seleção Brasileira, espera representar a cidade nos próximos anos. "É um sonho poder retribuir esse apoio recebido, e quem sabe futuramente jogar competições pelo time adulto", disse o jogador, que está há três anos no projeto.

Por André Battistini - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.