NOTÍCIA ANTERIOR
Parque das Américas recebe a Feira Cidadã neste sábado (27/06)
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hospital Nardini vence concurso internacional promovido pela BASF
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/06/2015 | Cidade
Vigilância Epidemiológica de Mauá recebe novas câmaras de refrigeração
Vigilância Epidemiológica de Mauá recebe novas câmaras de refrigeração A secretaria está processando ainda a compra de mais seis câmaras para outras unidades do município. Crédito: Evandro Oliveira
A secretaria está processando ainda a compra de mais seis câmaras para outras unidades do município. Crédito: Evandro Oliveira
Equipamentos são destinados para armazenagem de vacinas na sede e nas unidades de saúde

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mauá adquiriu sete novas câmaras de refrigeração destinadas à conservação de vacinas. Nas câmaras ficam acondicionadas, em temperatura adequada e constante, vacinas como BCG, contra a tuberculose; Hepatite B; pentavalente, contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae do tipo B, pneumococcus 10, entre outras, que somam 15 tipos diferentes, além dos soros antirrábico e antitetânico.

As unidades básicas de saúde (UBSs) dos Jardins Zaíra I e II, Feital e Santista, e o Centro de Referência em Saúde DST/Aids receberão uma câmara cada. Outras duas ficarão na sede da Vigilância Epidemiológica, para substituir outras duas câmaras menores que serão encaminhadas para as UBSs da Vila Assis e Parque das Américas.

A secretaria está processando ainda a compra de mais seis câmaras para outras unidades do município, para qualificar ainda mais a “rede de frio” em 14 unidades até 2017. As câmaras maiores têm o valor de R$ 10 mil, enquanto as menores R$ 6,5 mil. Atualmente, todas as unidades utilizam geladeiras no resfriamento de vacinas.

Campanha contra a Gripe Influenza - A Vigilância Epidemiológica também é a responsável pela distribuição das vacinas contra a Gripe Influenza e contra o vírus HPV para as 23 unidades que fazem a imunização dos moradores da cidade. Crianças e gestantes que ainda não receberam vacina contra a gripe devem se dirigir a uma das 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Mauá a fim de garantir cobertura vacinal. Crianças e gestantes integram o grupo que ainda não atingiu a meta de 80% de cobertura.

Apenas 2.857 grávidas buscaram as UBSs do município para se vacinarem, o que equivale a 65,69% de um total de 4.349 gestantes. Com relação às crianças, das 8.699 com idade entre seis meses e dois anos, apenas 73,41%, ou 6.386, foram levadas pelos pais ou responsáveis a tomar a vacina. Nas crianças de dois a cinco anos o percentual é de: 73,06%, ou 12.516 de um total de 17.131 nesta faixa. No grupo de trabalhadores da Saúde foram 5.979 de um total de 7.703, equivalentes a 77,62%.

Acima da meta de 80% a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde imunizou mulheres que tiveram bebê a menos de 45 dias, com 94,27%, ou 674 pessoas; além de 31.703 idosos, ou 90,12%.

O Ministério da Saúde estendeu o prazo da campanha, que inicialmente iria de 4 a 22 de maio, para até que se consiga atingir a meta e ampliou a abrangência da campanha para motoristas e cobradores de ônibus, bombeiros, policiais civis e militares, funcionários dos Correios, professores e funcionários de escolas da rede pública e privada do Ensino Fundamental e Médio.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.