NOTÍCIA ANTERIOR
E quem disse que precisa falar para fazer os outros rirem?
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sama paga só 1% de fatura à Sabesp
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/11/2015 | Cidade
Vice do PT em Mauá em 2012, Helcio se diz contrário à chapa pura
Parceiro de chapa do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), na eleição de 2012, o ex-vice-prefeito Helcio Silva (PT) se posicionou contrário à repetição de chapa pura para disputa à reeleição em 2016. Atual comandante da Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá), o petista afirmou que não disputará o pleito do ano que vem e avalia como “complicado” o PT optar vice da legenda.

A sigla ainda não definiu oficialmente se abrirá a vaga de vice na chapa a ser encabeçada por Donisete, mas internamente a aliança com outras legendas rumo ao pleito do ano que vem é vista como saída à crise que o partido enfrenta, devido aos desdobramentos da Operação Lava Jato. O PT mauaense é o único entre os diretórios da sigla no Grande ABC que nunca abriu mão de lançar chapa pura.

“Eu defendo que o vice venha do conjunto de partidos que estarão no arco de alianças conosco. É importante. Até 2012, nós disputamos a eleição com chapa pura, mas não é isso que acontece na maioria das cidades, que há muito tempo vêm fazendo composição com outras legendas para definição de vice. Neste momento, no meu entendimento, é complicado, precisamos ampliar (os apoios) e, para isso, o vice precisar ser de fora”, avalia o petista.

Na disputa municipal passada, Helcio foi escolhido a forceps como candidato a vice, em meio ao conturbado processo de desconstrução do projeto de reeleição do então prefeito Oswaldo Dias (PT) e escolha por Donisete – então deputado estadual – como prefeiturável. Com a candidatura inviabilizada, Oswaldo apelou à direção nacional do PT para emplacar Helcio como o candidato a prefeito, mas acabou obtendo a vice.

Em 2013, porém, Helcio renunciou ao posto de número dois do Paço para cumprir mandato ‘tampão’ na Câmara Federal – era suplente de deputado. No pleito do ano passado, o ex-vice-prefeito tentou permanecer na cadeira em Brasília, mas não conseguiu – teve 43.872 votos.

Para 2016, Helcio rechaça voltar às urnas e diz que auxiliará a reeleição de Donisete. “Vou contribuir com o governo do Donisete até o fim da gestão e trabalhar pela reeleição dele. Eu não vou disputar a eleição”, enfatizou o petista, que está preparando concurso público ampliar os cargos da autarquia que administra.

Por Júnior Carvalho e Leandro Baldini - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.