NOTÍCIA ANTERIOR
Primeira fase do vestibular da Unicamp começa em 24 cidades do país
PRÓXIMA NOTÍCIA
Escolas particulares não podem pedir fiador para alunos novos, diz Procon-SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/11/2008 | Educação
Vestibular da Unicamp atrai 1.495 alunos do Grande ABC
A primeira fase do vestibular da Unicamp levou 47.066 estudantes domingo para salas de aula em 24 cidades do Brasil. Foram 49.287 inscritos. No Grande ABC, 1.495 vestibulandos fizeram a prova em escolas de Santo André e São Bernardo. A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro. Os estudantes disputam 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).

O coordenador do Singular Anglo Santo André, Clayton Ferreira de Figueiredo, considerou a prova fácil. "Porque não exige conteúdo com profundidade. O aluno que tem o Ensino Médio bem feito, consegue fazer a prova inteira."

A Unicamp manteve uma prova temática. "Desta vez, escolheram o tema ‘animais''. Eles associam o elemento do tema para fazer perguntas dirigidas às matérias", disse o professor. "Tinha uma questão sobre o Pantanal. Eles perguntam sobre pecuária e clima, que são assuntos de conhecimento geral que podem ser encontrados até em jornais. Outra, de Biologia, falava sobre o efeito do raio X em jovens. O aluno ligado no mundo está por dentro dessa realidade", acredita o professor. Foram doze perguntas. "É o único vestibular do País com as duas fases dissertativas", disse.

O professor acredita que a parte mais difícil foi a redação, com o tema O Homem e os Animais. "A Unicamp está de parabéns por colocar um tema pouco esperado e menos abordado pelos meios de comunicação. Os temas mais esperados são associados a assuntos atuais, como meio ambiente ou violência urbana", disse Figueiredo.

O vestibular veio com duas novidades. Agora as questões podem ser entregues a lápis. "É benéfico porque o aluno resolve direto. Ele não perde tempo em passar à caneta o que escreveu provisoriamente", disse. A outra foi o susto de não poder levar a prova para casa.

O estudante Rene Pacheco de Oliveira, 24, achou a prova complicada. "Foi a primeira vez que prestei Unicamp. Estava muito difícil", disse.

O vestibulando Rafael Gonzaga, 18, compartilhou da opinião. "A prova estava muito subjetiva, porém achei interessante o tema da redação."

Por Cristie Buchdid e Gleyma Lima - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.