DATA DA PUBLICAÇÃO 09/03/2009 | Veículos
Versatilidade é receita do sucesso
Tendo como principais atrativos o espaço interno e a versatilidade, os monovolumes, incluindo as minivans, tomaram o lugar das peruas entre os modelos preferidos das famílias.
Funcional, esse tipo de veículo atende às principais necessidades de condutores que normalmente levam filhos, compras, bagagem e até objetos volumosos dentro do carro.
Em 2008, esse segmento abocanhou 5% das vendas totais da indústria automobilística no mercado interno, com a respeitável marca de 142 mil unidades comercializadas. O líder entre monovolumes, com 40.512 veículos vendidos, foi o Honda Fit.
Para o gerente geral comercial da Honda Automóveis, Alberto Pescumo, o segredo do sucesso do Fit é a versatilidade. "Ele é um monovolume, mas atende ao consumidor que gosta do conforto de um sedã." Segundo ele, o perfil do comprador é bastante abrangente. "O modelo agrada desde a dona de casa até o condutor que está sempre sozinho."
Adriano Resende, supervisor de planejamento de marketing da Fiat, acredita que os monovolumes agradam pela ‘habitabilidade'', ou seja, por oferecerem conforto interno, porta-trecos, mesinhas, tornando-se quase uma minicasa.
Apostando as fichas - A Citroën é uma das montadoras que mais acreditam nesse segmento. Atualmente, a marca de origem francesa oferece nada menos que três modelos diferentes de minivans - Xsara Picasso, com cinco lugares e preço a partir de R$ 53.440; C4 Picasso, também para cinco ocupantes e custando R$ 81,8 mil; e Grand C4 Picasso, de sete lugares (R$ 89.590) - e se prepara para incorporar mais um monovolume no segundo semestre de 2010, o C3 Picasso, apresentado no Salão de Paris de 2008, que não vai substituir as outras minivans e chegará para competir com Honda Fit, Chevrolet Meriva e Fiat Idea.
Zafira mantém boas vendas
Se o Honda Fit é o grande campeão entre os monovolumes, a Chevrolet Zafira foi a líder de vendas entre as minivans em 2008, com 10.272 unidades, à frente da Citroën Xsara Picasso, com 9.367, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Neste ano, a briga está bastante acirrada, com a Citroën em primeiro (1.097 unidades) e a Chevrolet em segundo com apenas dois veículos a menos no acumulado dos dois primeiros meses.
Para Gustavo Colossi, diretor de marketing da General Motors, a Meriva, lançada em 2002, foi a melhor solução para substituir as peruas tradicionais. "Já a Zafira, no mercado desde 2000, tem uma versatilidade impossível de encontrar em uma station wagon."
Com capacidade para levar até sete pessoas, o modelo tem preço a partir de R$ 61.951.
Funcional, esse tipo de veículo atende às principais necessidades de condutores que normalmente levam filhos, compras, bagagem e até objetos volumosos dentro do carro.
Em 2008, esse segmento abocanhou 5% das vendas totais da indústria automobilística no mercado interno, com a respeitável marca de 142 mil unidades comercializadas. O líder entre monovolumes, com 40.512 veículos vendidos, foi o Honda Fit.
Para o gerente geral comercial da Honda Automóveis, Alberto Pescumo, o segredo do sucesso do Fit é a versatilidade. "Ele é um monovolume, mas atende ao consumidor que gosta do conforto de um sedã." Segundo ele, o perfil do comprador é bastante abrangente. "O modelo agrada desde a dona de casa até o condutor que está sempre sozinho."
Adriano Resende, supervisor de planejamento de marketing da Fiat, acredita que os monovolumes agradam pela ‘habitabilidade'', ou seja, por oferecerem conforto interno, porta-trecos, mesinhas, tornando-se quase uma minicasa.
Apostando as fichas - A Citroën é uma das montadoras que mais acreditam nesse segmento. Atualmente, a marca de origem francesa oferece nada menos que três modelos diferentes de minivans - Xsara Picasso, com cinco lugares e preço a partir de R$ 53.440; C4 Picasso, também para cinco ocupantes e custando R$ 81,8 mil; e Grand C4 Picasso, de sete lugares (R$ 89.590) - e se prepara para incorporar mais um monovolume no segundo semestre de 2010, o C3 Picasso, apresentado no Salão de Paris de 2008, que não vai substituir as outras minivans e chegará para competir com Honda Fit, Chevrolet Meriva e Fiat Idea.
Zafira mantém boas vendas
Se o Honda Fit é o grande campeão entre os monovolumes, a Chevrolet Zafira foi a líder de vendas entre as minivans em 2008, com 10.272 unidades, à frente da Citroën Xsara Picasso, com 9.367, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Neste ano, a briga está bastante acirrada, com a Citroën em primeiro (1.097 unidades) e a Chevrolet em segundo com apenas dois veículos a menos no acumulado dos dois primeiros meses.
Para Gustavo Colossi, diretor de marketing da General Motors, a Meriva, lançada em 2002, foi a melhor solução para substituir as peruas tradicionais. "Já a Zafira, no mercado desde 2000, tem uma versatilidade impossível de encontrar em uma station wagon."
Com capacidade para levar até sete pessoas, o modelo tem preço a partir de R$ 61.951.
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda