NOTÍCIA ANTERIOR
Chevrolet lança Vectra GT Remix
PRÓXIMA NOTÍCIA
Descendo a serra ''sem frear''
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/03/2009 | Veículos
Versatilidade é receita do sucesso
Tendo como principais atrativos o espaço interno e a versatilidade, os monovolumes, incluindo as minivans, tomaram o lugar das peruas entre os modelos preferidos das famílias.

Funcional, esse tipo de veículo atende às principais necessidades de condutores que normalmente levam filhos, compras, bagagem e até objetos volumosos dentro do carro.

Em 2008, esse segmento abocanhou 5% das vendas totais da indústria automobilística no mercado interno, com a respeitável marca de 142 mil unidades comercializadas. O líder entre monovolumes, com 40.512 veículos vendidos, foi o Honda Fit.

Para o gerente geral comercial da Honda Automóveis, Alberto Pescumo, o segredo do sucesso do Fit é a versatilidade. "Ele é um monovolume, mas atende ao consumidor que gosta do conforto de um sedã." Segundo ele, o perfil do comprador é bastante abrangente. "O modelo agrada desde a dona de casa até o condutor que está sempre sozinho."

Adriano Resende, supervisor de planejamento de marketing da Fiat, acredita que os monovolumes agradam pela ‘habitabilidade'', ou seja, por oferecerem conforto interno, porta-trecos, mesinhas, tornando-se quase uma minicasa.

Apostando as fichas - A Citroën é uma das montadoras que mais acreditam nesse segmento. Atualmente, a marca de origem francesa oferece nada menos que três modelos diferentes de minivans - Xsara Picasso, com cinco lugares e preço a partir de R$ 53.440; C4 Picasso, também para cinco ocupantes e custando R$ 81,8 mil; e Grand C4 Picasso, de sete lugares (R$ 89.590) - e se prepara para incorporar mais um monovolume no segundo semestre de 2010, o C3 Picasso, apresentado no Salão de Paris de 2008, que não vai substituir as outras minivans e chegará para competir com Honda Fit, Chevrolet Meriva e Fiat Idea.

Zafira mantém boas vendas

Se o Honda Fit é o grande campeão entre os monovolumes, a Chevrolet Zafira foi a líder de vendas entre as minivans em 2008, com 10.272 unidades, à frente da Citroën Xsara Picasso, com 9.367, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Neste ano, a briga está bastante acirrada, com a Citroën em primeiro (1.097 unidades) e a Chevrolet em segundo com apenas dois veículos a menos no acumulado dos dois primeiros meses.

Para Gustavo Colossi, diretor de marketing da General Motors, a Meriva, lançada em 2002, foi a melhor solução para substituir as peruas tradicionais. "Já a Zafira, no mercado desde 2000, tem uma versatilidade impossível de encontrar em uma station wagon."

Com capacidade para levar até sete pessoas, o modelo tem preço a partir de R$ 61.951.

Por Sueli Osório - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.