NOTÍCIA ANTERIOR
Veja os horários para evitar lentidão nas rodovias de São Paulo no Natal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Anchieta tem trânsito intenso na Serra
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/12/2013 | Geral
Verão começa neste sábado com previsão de temporais
Verão começa neste sábado com previsão de temporais Sensação térmica não será tão alto neste verão. Foto: Amanda Perobelli
Sensação térmica não será tão alto neste verão. Foto: Amanda Perobelli
Maior concentração de chuvas deve acontecer entre a segunda quinzena de janeiro e ao longo de todo o mês de fevereiro

A estação mais quente do ano começa oficialmente às 15h11 deste sábado (21/12) com estimativa de muita chuva e temperaturas abaixo da média. A previsão dos meteorologistas é que os temporais aconteçam com maior frequência e intensidade entre a segunda quinzena de janeiro e ao longo do mês de fevereiro.

“Não vai fugir no normal, pois o verão é chuvoso todos os anos. A diferença é que dessa vez as chuvas vão ficar concentradas em alguns períodos e por conta disso terá impacto nas temperaturas máximas, que ficam abaixo na média. Não quer dizer que não fará calor, mas que a sensação térmica não vai subir tanto”, explicou a técnica em meteorologia da Somar Meteorologia, Patrícia Vieira. As altas temperaturas, no entanto, serão frequentes até o início de janeiro, com termômetros em elevação ao longo do dia e pancadas de chuva, principalmente no período da tarde.

Um dos motivos para a expectativa de tempestades acentuadas nos primeiros meses do ano é o aumento na temperatura no Oceano Atlântico.“Nós trabalhamos com tendência de neutralidade climática, não teremos influência de fenômenos como El Nino ou El Nina, mas vai ter aumento da temperatura nas águas do Atlântico, que favorecem o sistema meteorológico a se desenvolver, favorecendo a combinação de calor e umidade”, explicou Patrícia Vieira.

Risco de enchentes

A previsão de chuvas constantes na nova estação deve servir de alerta para todo o ABCD. Isso porque a manutenção dos piscinões situados na Regiões não foi realizada pelo governo estadual, que aguarda o fim do imbróglio envolvendo licitação do contrato com a iniciativa privada, responsável pela limpeza.

Municípios como São Bernardo já desistiram de aguardar o retorno do Estado e farão a limpeza por conta própria.

A Região conta com 19 reservatórios, sendo 9 em São Bernardo, 4 em Mauá, 3 em Diadema, 2 em Santo André e 1 em São Caetano.

Outra preocupação diz respeito às moradias em áreas de risco. Um levantamento realizado pelo Consórcio Intermunicipal apontou que atualmente 2,5 mil famílias vivem em regiões com risco de deslizamento. Desse total, 524 famílias estão em situação considerada emergencial.

Os prefeitos do ABCD solicitaram auxilio estadual para a remoção, mas não obtiveram retorno.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.