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DATA DA PUBLICAÇÃO 23/02/2010 | Economia
Vendas do varejo cresceram 5,9% em 2009, mostra IBGE
As vendas do comércio varejista brasileiro tiveram queda de 0,4% em volume na passagem de novembro para dezembro, no primeiro recuo desde abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o setor fechou o ano com expansão de 5,9% - abaixo da taxa de 9,1% registrada no ano anterior.

Na comparação com dezembro de 2008, houve expansão de 9,1% em volume de vendas. Em receita, o mês de dezembro viu queda de 0,4%. Já o ano de 2009 teve alta de 10,0%.

No ano passado, o segmento hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta e 8,3%, foi o maior responsável pela expansão do varejo, respondendo por 67,8% da taxa anual. “Este desempenho reflete, principalmente, o aumento do poder de compra da população decorrente do aumento da massa de salário da economia (obtida pela melhora da renda e do emprego) e da expansão do crédito”, diz o IBGE em nota.

O segundo maior impacto veio de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com alta de 8,4%, respondendo por 11,9% da taxa global. Também pesaram positivamente os segmentos e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que registrou crescimento de 11,8% em relação ao ano anterior; móveis e eletrodomésticos, com variação de 2,1% no volume de vendas; equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que obteve acréscimo no volume de vendas de 10,6% sobre o ano de 2008; combustíveis e lubrificantes, com alta de 0,8%; e livros, jornais, revistas e papelaria (9,6%).

Apenas dois segmentos tiveram queda no volume de vendas em 2009 na comparação com o ano anterior: material de construção (-5,9%), influenciado pela crise financeira, que reduziu a atividade industrial; e tecidos, vestuário e calçados (-2,8%).

Dezembro

Na passagem de novembro para dezembro, as vendas do varejo recuaram 0,4%, após sete meses de resultados positivos.

Das oito atividades que compõem o varejo, quatro tiveram queda nessa comparação: -3,4% para outros artigos de uso pessoal e doméstico; -3,3% em móveis e eletrodomésticos; -0,8% para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos e -0,8% para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Na outra ponta, tiveram alta o comércio de livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%); combustíveis e lubrificantes (0,7%); tecidos vestuário e calçados (0,2%); e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,2%)

Regiões

De novembro para dezembro, as maiores altas no varejo foram vistas em Tocantins (6,1%); Amapá (5,8%) e Rio Grande do Sul (2,6%). Já as principais quedas se foram registradas em Mato Grosso do Sul (-3,9%) Amazonas (-3,6%); Espírito Santo (-2,1%); Paraná (-1,8%); Maranhão (-1,6%) e Paraíba (-1,6%).

Na comparação entre meses de dezembro, todos os locais tiveram crescimento nas vendas. As maiores foram registradas no Acre (23,4%); Piauí (18,9%); Sergipe (18,7%); Alagoas (17,5%); Rondônia (16,4%) e Roraima (16,3%).

Por G1, em São Paulo
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