NOTÍCIA ANTERIOR
Site diz reduzir custos de ligação telefônica em 70%
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sites de aluguel de objetos são alternativa para crise de consumo
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/12/2008 | Informática
Vendas de PCs devem fechar ano abaixo das expectativas no Brasil
As vendas de computadores no Brasil devem fechar o ano abaixo do esperado, apesar de apresentarem índices de crescimento bastante consideráveis. Previsão divulgada nesta quinta-feira (4) pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) indica que 12 milhões de máquinas devem ser vendidas até o fim do ano, a estimativa anterior era de 13 milhões.

O volume estimado para este ano representa um crescimento de 20% em relação ao ano passado, quando foram comercializados cerca de 10 milhões de unidades. Segundo a instituição, o fenômeno já era esperado devido à crise econômica e um ajuste natural do mercado. Para a Abinee, a expectativa anterior era "parruda" e era provável que houvesse um ajuste.

A consultoria IDC, que também previa os 13 milhões de computadores vendidos, revisou suas expectativas e agora diz que o país deve mesmo terminar o ano com venda de 12 milhões de PCs.

"A primeira coisa que se instala é uma crise de confiança. As pessoas ficam reticentes na hora de fazer a compra", afirma Luciano Crippa, analista de mercado do IDC. Além disso, a dificuldade de conseguir crédito e a alta do dólar dificultam a compra, principalmente por parte da classe C, que vem aderindo ao PC de maneira forte.

Baixa expressiva

Para a empresa, o quarto trimestre deste ano deve apresentar uma queda de 15% em relação aos três meses anteriores, o que gera um forte impacto sobre os resultados de 2008, já que esse período havia sido o mais forte em anos anteriores.
No ano passado, o quarto trimestre registrou vendas de 3,154 milhões de unidades, praticamente 30% do resultado do ano. A consultoria não revela números absolutos sobre 2008.

A expectativa é que esse impacto negativo seja sentido durante grande parte do ano que vem, pelo menos até outubro.

Apesar da quebra de expectativa, o Brasil apresenta números de vendas bastante superiores à média mundial. Para 2008, o IDC prevê que o mercado mundial cresça 12,4%, índice dois pontos percentuais mais baixo do que a estimativa anterior.

Por Felipe Maia - Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7709 dias no ar.