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DATA DA PUBLICAÇÃO 14/04/2008 | Cidade
Venda no Dia das Mães será 15% maior
Para alcançar no Dia das Mães – considerado pelos lojistas como o segundo Natal do ano – expansão nas vendas de até 15% em relação ao ano passado, três grandes shoppings do Grande ABC, o ABC Plaza, o Mauá Plaza e o Metrópole, e o principal centro de compras de rua de Santo André, o calçadão da Oliveira Lima, começam a apostar em campanhas.

A maioria dos comerciantes está creditando o aumento das vendas à chegada das temperaturas mais baixas, já que as roupas costumam liderar a lista de presentes para as mães, seguidas pelos celulares e pelas câmeras digitais e eletrodomésticos.

No ano passado, os negócios cresceram, em média, 13% em comparação à mesma época do período retrasado.

ABC Plaza - O andreense ABC Plaza investiu R$ 500 mil na campanha É Dia das Mães, é Plaza que começa no dia 25. A expectativa de crescimento nas vendas para a época é de 12% em relação ao mesmo período em 2007.

No ano passado, o ABC Plaza projetava incremento de 9% nos negócios, mas o resultado superou em três pontos percentuais a estimativa inicial.

Também em Santo André, a Sol, associação do calçadão da Oliveira Lima, aposta em aumento de 15% a partir da realização da campanha direcionada para a data em parceria com grandes lojas presentes na rua.

Mauá Plaza - Outro otimista com a data é o Mauá Plaza, que prevê uma expansão de 15% nas vendas e um aumento no fluxo de público de até 27% em relação ao mesmo período de 2007.

No ano passado, coincidindo com o aniversário de cinco anos do empreendimento, o shopping mauaense investiu R$ 280 mil na campanha de Dia das Mães e trocou os cupons por um jogo americano com duas peças.

Já para este ano, os consumidores que juntarem cupons de compra a partir de R$ 60 poderão, com o desembolso de mais R$ 8, trocá-los por um relógio. São cinco modelos femininos disponíveis para a campanha.

Além disso, um catálogo com dicas de presentes para as mães será distribuído nas instalações do centro de compras.

Metrópole – Já o Shopping Metrópole, de São Bernardo, estima que as vendas neste ano sejam 10% maiores e o público aumente 8% em relação a 2007. O centro de compras gastou cerca de R$ 300 mil na campanha para a data, mas a ação ainda está sendo mantida em sigilo. Em 2007, o shopping teve um aumento de 10% nas vendas na data.

Grandes redes oferecem desconto de até 50%

A exemplo dos shoppings e do comércio de rua na região, os supermercados estão a todo vapor com as campanhas para o Dia das Mães.

As redes estão aproveitando o momento para bater recorde de vendas, montando campanhas com descontos de até 50%, sugestões de presentes de diversas categorias – como têxtil, eletrodomésticos e eletroeletrônicos – e maior facilidade de pagamento, em parcelas de até 12 vezes sem juros nos cartões da rede ou em seis vezes em outras modalidades.

Para atingir o esperado crescimento de 35% nas vendas, o Grupo Pão de Açúcar oferece a coleção outono-inverno do Extra a partir de 1º de maio – peças alinhadas as tendências internacionais da moda, com uma linha de camisaria e alfaiataria para as mães. A coleção trará itens com preços a partir de R$ 9,90.

Para aqueles filhos que querem adiantar as compras, a rede já dá algumas opções para quem quer sair na frente na aquisição dos presentes.

As peças têm descontos de até 50%. O vestido tricoline com lycra, por exemplo, sairia por R$ 69,90, mas agora está apenas R$ 39,90. O vestido viscolycra de R$ 59,90 é vendido a R$ 29,90. Outra boa opção também em têxtil está na moda íntima, que tem desconto de até 30% até segunda-feira em itens como lingeries, meias entre outros.

Outro que oferece opções para os filhos que querem antecipar as compras é o Wal-Mart. A rede comercializa com um preço especial até o dia 27 um aparelho de jantar com 20 peças por R$ 29,97, bolsas por R$ 29 e MP4 Player Cougar de 1GB por R$ 159.

Já o Carrefour preparou um Guia Especial de Ofertas para a data. Segundo o diretor executivo de mercadoria não-alimentar da empresa no Brasil, Roberto Britto, os clientes com cartão da rede podem pagar em até 12 vezes sem juros nas seções de eletro, têxtil e bazar.

Dentro das lojas, os consumidores podem encontrar sugestões, que representam cinco personalidades de mães. As categorias são Mãe Tecnológica, que inclui produtos como notebooks e câmeras digitais; Mãe Vaidosa, com sugestões que vão desde depiladores a chapinhas; Mãe Gourmet, com uma variedade de eletrodomésticos e utensílios de cozinha; Mãe Esportista, repleta de artigos para fitness e lazer; e Mãe Clássica, com dicas de flores e chocolates.

Evento de moda na região ajuda no faturamento

A partir de segunda-feira acontece no Shopping ABC o Fashion Show, um evento de moda que apresenta para os consumidores do Grande ABC a coleção outono-inverno 2008 vendida pelas lojas do centro de compras.

Segundo Elizabete Henriques, gerente de marketing do empreendimento, o desfile, que vai até quarta-feira (16) é uma excelente vitrine para as marcas mostrarem o que está nas prateleiras.

Deborah Spach, à frente da loja Casa das 3 Meninas, espera repetir o sucesso da última edição, quando registrou considerável aumento em público e vendas. “A cada edição, recebemos novos clientes que passam a comprar roupas, acessórios, entre outros itens”, revela Deborah.

Outra marca de moda feminina, a Gregory, projeta um crescimento de pelo menos 10% após os desfiles. “Ao longo dos anos, o evento consolidou a marca. Além das novidades, o público tem a chance de verificar todas as peças combinadas, o que acaba despertando o desejo de compra”, ressalta a empresária.

Na loja Influenza a expectativa para os desfiles também é bastante otimista. A gerente, Arlete Almeida da Silva, conta que seus clientes aguardam ansiosos pelos convites do desfile. Além disso, ela usa o Fashion Show na estratégia dos lançamentos. “Antes do evento, comunicamos o nosso público sobre algumas novidades da coleção e, logo após, exploramos da melhor forma nossas peças e acessórios, alinhado com o que foi apresentado na passarela. Sempre dá certo”, explica. Para esta edição, a unidade espera um retorno de mais de 10% em vendas.

Já para o Instituto de Estética e Beleza Pelle & Capelli, que assina todos os make-ups dos desfiles, o fluxo de clientes no salão cresce já na primeira semana após o evento. Andréa Bessa, proprietária do salão, está confiante e espera atingir crescimento de 15% em público e faturamento.

Por Verônica Lima - Diário do Grande ABC
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