NOTÍCIA ANTERIOR
GM prevê vender quase 1 milhão de carros em 2012, diz presidente ao G1
PRÓXIMA NOTÍCIA
Brasil bate recorde na venda de automóveis e comerciais leves
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/12/2009 | Veículos
Venda de veículos no Japão tem maior alta em 37 anos
As vendas de veículos do Japão aumentaram 36% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado, o maior crescimento na comparação anual em quase 37 anos. O aumento foi impulsionado por subsídios do governo e incentivos fiscais para carros mais eficientes no consumo de combustível. Em novembro, foram vendidos 293.410 veículos no Japão.

Segundo a Associação de Revendedores de Automóveis do Japão, o aumento nas vendas em novembro foi o maior desde dezembro de 1972, quando houve crescimento de 69,6%. Os dados não incluem vendas de minicarros ou minicaminhões.

Essa foi a quarta alta seguida nas vendas mensais de veículos e ficou bem maior do que a de 12,6% registrada em outubro. As vendas da Toyota Motor mais do que dobraram em novembro, seguidas pelas da Honda, que tiveram aumento de 72,9%.

Apesar do crescimento, as vendas japonesas estão longe de uma recuperação completa, já que o aumento em novembro refletiu a base de comparação baixa de novembro de 2008, quando a crise financeira global prejudicou as vendas. O aumento das vendas também refletiu as entregas tardias de veículos que haviam sido encomendados logo depois que os estímulos do governo japonês foram introduzidos. O Japão implementou incentivos fiscais em abril deste ano e subsídios em junho.

As montadoras japonesas estão atentas à possibilidade de uma queda na demanda depois que os subsídios do governo forem retirados, em março de 2010. Os incentivos fiscais, porém, continuarão tendo efeito por três anos, a contar a partir de abril deste ano. Atualmente, as montadoras japonesas dependem fortemente das vendas domésticas, já que as exportações estão fracas por causa da crise econômica e da recente valorização do iene diante do dólar.

Outra instituição do setor, a Associação de Miniveículos do Japão, informou que as vendas de miniveículos em novembro caíram 6,5% em comparação com o mesmo mês do ano passado, para 42.854 unidades.

Por G1, com informações da Agência Estado
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.