NOTÍCIA ANTERIOR
Toyota apresenta novo Corolla Axio para mercado japonês
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fiat Bravo estreia novo câmbio Dualogic na linha 2013
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/05/2012 | Veículos
Venda de carro importado cai 13% no mês de abril
Venda de carro importado cai 13% no mês de abril   Vendas de modelos importados caíram, estoque diminuirá, de acordo com associação do setor. Foto: Felipe Logli
Vendas de modelos importados caíram, estoque diminuirá, de acordo com associação do setor. Foto: Felipe Logli
Importadoras encerraram abril com 11,9 mil unidades. Empresas também reivindicam estímulos

As vendas de veículos importados caíram 12,8% em abril em relação a março, conforme a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores). O número considera o emplacamento de 11,9 mil veículos. Os dados da Associação mostram queda ainda maior na comparação com abril do ano passado, mês que foram comercializados 16,5 mil veículos, o que representou uma queda 28,1%. A Abeiva quer negociar com o governo federal uma cota de importação para que as empresas possam readequar estoques e preços.

“A partir deste mês, os estoques de automóveis de nossas associadas com o IPI reduzido devem estar chegando ao seu final. Portanto, certamente terão de repassar custos aos novos estoques. Com isso, a tendência é de queda significativa nas vendas. A nossa preocupação é grande, pois com a perda de competitividade tememos pelos 35 mil empregos gerados numa rede de 882 concessionárias”, disse Flávio Padovan, presidente da Abeiva. O executivo espera que o governo defina até o fim de maio ou junho cotas para importação de veículos.

Proteção - Na opinião de Paulo Cayres, presidente da CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos de São Paulo), o resultado negativo do mercado de carros importados reflete a política econômica adotada pela presidente Dilma Rousseff para diminuir a entrada de veículos produzidos fora do Brasil. “Não somos contra as empresas, mas queremos que elas se instalem no nosso País e produzam seus automóveis em solo brasileiro e possam gerar empregos de qualidade.”, ressaltou.
Cayres destacou ainda que não é o consumo de carros importados que movimenta a economia. “Eles são apenas uma parcela. Ao invés de solicitar cotas, a entidade deveria lutar para que as montadoras optassem por montar novas plantas industriais no mercado.

Dólar complica mercado de luxo

Após a pressão nos preços pela recente alta do IPI, a Abeiva avalia que o segmento começa a enfrentar um grave problema por conta da restrição para o crédito ao consumidor, pelas últimas perspectivas divulgadas de menor crescimento do País e devido à alta do dólar. A entidade avalia que essas questões devem acarretar complicações para importar os veículos.

De acordo com Flávio Padovan, apenas 30% das fichas cadastrais de clientes interessados em comprar carro são aprovadas pelos bancos para a concessão de crédito. “O fluxo dos bancos não chega aos consumidores, ou seja, o mercado passa ficar retraído e com isso tende a ter dificuldades”, disse.

O executivo que representa os importadores prevê que as empresas certamente terão dificuldades para trazer veículos para estocar. “Com o dólar a quase R$ 2 fica bem complicado. Não vai ser uma tarefa fácil, mas a expectativa é de que ocorra uma boa negociação com o governo federal e em breve possamos voltar a ter resultados positivos. O segmento de importados precisa de apoio. Para as empresas se instalarem no país, primeiramente é preciso ter um bom volume de vendas, ou seja, se isso não ocorrer fica difícil ter uma planta industrial em solo brasileiro”, ponderou.

Por Felipe Rodrigues - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.