DATA DA PUBLICAÇÃO 29/06/2015 | Veículos
Veja quais são os reis do baixo consumo no mundo
Apesar do avanço dos híbridos e elétricos, os velhos motores a combustão ainda podem te levar muito longe
Engana-se quem pensa que a capacidade de percorrer mais de mil quilômetros sem paradas é uma exclusividade daqueles protótipos movidos a energia solar, feitos por estudantes de engenharia de todo o mundo. E quem comprova isso são três modelos de produção a diesel.
No começo deste mês, uma dupla britânica bateu o recorde mundial de países visitados com apenas um tanque de combustível. Partindo da Holanda, os recordistas terminaram a aventura na Hungria, não antes de passar por outros 12 países (Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Lichtenstein, Aústria, Alemanha, Itália, Eslovênia, Croácia e Sérvia).
O percurso total foi de 1.865 km, cumpridos em 28 horas. Foram poucas paradas apenas para descanso. O carro em questão está longe de ser um compacto supereconômico. Foi um Audi A6 2.0 TDI, equipado com um propulsor turbodiesel de 190 cv. Para atingir a média de consumo de 32 km/l, os pilotos se esforçaram para manter uma velocidade média de 80 km/h.
E por falar em distância percorrida, o recorde mundial (de 2.545 km) no Guinness Book está nas mãos dos croatas Marko Tomac e Ivan Cvetkovic que, em 2011, obtiveram o recorde a bordo de um Volkswagen Passat 1.6 TDI Bluemotion. Rodando por três dias em estradas da Croácia, a dupla obteve uma média de consumo de 32 km/l.
Mas quando o assunto é baixo consumo, o recordista é um francês: o Peugeot 208 1.6 BlueHDI 100 S&S. Em maio, um exemplar do modelo percorreu 2.152 km, com uma média de consumo de impressionantes 50 km/l.
Muito parecido com o hatch compacto vendido por aqui, o modelo equipado com um motor 1.6 diesel de três cilindros e 98 cv e uma caixa manual de cinco marchas, conta com pneus Michelin de baixa resistência ao rolamento e um aerofólio na traseira para melhorar a aerodinâmica.
Dentre os nacionais, recordista é o VW up!
Quando o assunto são os carros nacionais com o menor consumo energético, o recordista é o VW up!.
Com etanol, o veículo da montadora alemã consome 9,2 km/l , na cidade; e 10,2 km/l, na estrada. O rendimento com gasolina é de 13,5 km/l, nas ruas; e 14,6 km/l, nas rodovias.
Na segunda colocação está o Fiat Uno 1.4 Evolution com sistema Start&Stop.
O automóvel tem média de 8,9 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada), com etanol; e 12,9 km/l (cidade) e 15,1 km/l (estrada), com gasolina.
A terceira colocação ficou com o Novo Ford Ka que, abstecido com álcool, faz 8,9 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada); e movido a gasolina rende 13 km/l (cidade) e 15,1 km/l (estrada). As informações são do Programa de Etiquetagem Veicular, do Conpet.
Engana-se quem pensa que a capacidade de percorrer mais de mil quilômetros sem paradas é uma exclusividade daqueles protótipos movidos a energia solar, feitos por estudantes de engenharia de todo o mundo. E quem comprova isso são três modelos de produção a diesel.
No começo deste mês, uma dupla britânica bateu o recorde mundial de países visitados com apenas um tanque de combustível. Partindo da Holanda, os recordistas terminaram a aventura na Hungria, não antes de passar por outros 12 países (Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Lichtenstein, Aústria, Alemanha, Itália, Eslovênia, Croácia e Sérvia).
O percurso total foi de 1.865 km, cumpridos em 28 horas. Foram poucas paradas apenas para descanso. O carro em questão está longe de ser um compacto supereconômico. Foi um Audi A6 2.0 TDI, equipado com um propulsor turbodiesel de 190 cv. Para atingir a média de consumo de 32 km/l, os pilotos se esforçaram para manter uma velocidade média de 80 km/h.
E por falar em distância percorrida, o recorde mundial (de 2.545 km) no Guinness Book está nas mãos dos croatas Marko Tomac e Ivan Cvetkovic que, em 2011, obtiveram o recorde a bordo de um Volkswagen Passat 1.6 TDI Bluemotion. Rodando por três dias em estradas da Croácia, a dupla obteve uma média de consumo de 32 km/l.
Mas quando o assunto é baixo consumo, o recordista é um francês: o Peugeot 208 1.6 BlueHDI 100 S&S. Em maio, um exemplar do modelo percorreu 2.152 km, com uma média de consumo de impressionantes 50 km/l.
Muito parecido com o hatch compacto vendido por aqui, o modelo equipado com um motor 1.6 diesel de três cilindros e 98 cv e uma caixa manual de cinco marchas, conta com pneus Michelin de baixa resistência ao rolamento e um aerofólio na traseira para melhorar a aerodinâmica.
Dentre os nacionais, recordista é o VW up!
Quando o assunto são os carros nacionais com o menor consumo energético, o recordista é o VW up!.
Com etanol, o veículo da montadora alemã consome 9,2 km/l , na cidade; e 10,2 km/l, na estrada. O rendimento com gasolina é de 13,5 km/l, nas ruas; e 14,6 km/l, nas rodovias.
Na segunda colocação está o Fiat Uno 1.4 Evolution com sistema Start&Stop.
O automóvel tem média de 8,9 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada), com etanol; e 12,9 km/l (cidade) e 15,1 km/l (estrada), com gasolina.
A terceira colocação ficou com o Novo Ford Ka que, abstecido com álcool, faz 8,9 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada); e movido a gasolina rende 13 km/l (cidade) e 15,1 km/l (estrada). As informações são do Programa de Etiquetagem Veicular, do Conpet.
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda