NOTÍCIA ANTERIOR
Mosaico de gênios
PRÓXIMA NOTÍCIA
De Málaga para o mundo
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/04/2009 | Turismo
Variant V6 é um ''canhão'' de perua
Com 4,77 metros de comprimento, 2,71 metros de distância entre os eixos, 1,82 metros de largura e porta-malas com capacidade para 513 litros, ficaria fácil afirmar: estamos falando de um carro para toda a família. Mas as coisas mudam quando descobrimos que o veículo em questão é a Volkswagen Passat Variant equipada com o interessante motor 3.2 V6 FSI.

Apesar das dimensões mais do que generosas, ideal para o papai que adora levar a esposa e a filharada para um piquenique, a saúde do bloco e a possibilidade de conduzi-lo de forma esportiva levam a concluir que a Variant é para quem busca o prazer atrás do volante.

Vamos acelerar - O visual da Variant é interessante, apesar de ter adquirido um ar ultrapassado com a chegada do Passat CC. As linhas são conservadoras. Ideal para uma perua. As rodas de liga leve de 17 polegadas, porém, dão um tempero à máquina.

Internamente não há o que reclamar. É tudo muito espaçoso. Os ajustes de altura e profundidade da direção e os comandos eletrônicos do banco do motorista ajudam a encontrar a posição ideal para dirigir. Todos os comandos estão à mão e o painel de instrumentos, na velha configuração azul e vermelho, tem fácil leitura.

Mas é pregando o pedal da direita no assoalho que a fera se revela Graças a tração 4Motion e os vários recursos eletrônicos, é impossível não se impressionar quando o canhão sob o capô despeja os 33,7 mkgf de torque a 2.750 e os 250 cv de potência. E mesmo com todo esse vigor, o bólido transmite total segurança.

Outro ponto positivo: a transmissão automática Tiptronic de seis velocidade. Muito bem escalonado, o câmbio possibilita trocas manuais pela alavanca ou ainda, para quem busca arrojo na condução, por meio das borboletas atrás do volante. Detalhe: as respostas das mudanças são imediatas.

Conforto - A Volks recheou a Variant de equipamentos: air bags frontais, laterais e de cortina; freios com ABS; freio de estacionamento eletrônico; ar-condicionado de duas zonas; sensores de chuva, estacionamento e crepuscular; bancos em couro; CD player com MP3.

Na lista dos opcionais: teto solar (R$ 5.655); rádio Premium Dynaudio Sound (R$ 7.160); e bagageiro no teto (R$ 1.190).

Vendas não impressionam

Apesar de ser um carro com qualidades para dar, emprestar e vender, a Passat Variant não é um fenômeno de vendas. Também não é para menos. Partindo de R$ 120.760 - Comfortline 2.0 16V Turbo, o modelo é restrito a um seleto grupo. O dos endinheirados.

Para se ter uma idéia, a Passat Variant teve apenas 297 unidades emplacadas em 2008, segundo dados da Fenabrave (FederaçãoNacional da Distribuição de Veículos Automotores).

No segmento das SW (station wagons) grandes, o nome da Volkswagen é, sem dúvida, a Jetta Variant. Já no ano passado, quando estreou no mercado tupiniquim, a perua mostrou talento para as vendas, emplacando 1.313 unidades, o que lhe garantiu a segunda colocação no ranking - atrás somente da líder absoluta Renault Mègane Grand Tour (4.181 unidades) e da já pouco importante Toyota Fielder (2.718 unidades), que perdeu fôlego com a chegada do novo Corolla.

Mesmo com números poucos significativos, a Volkswagen acredita no crescimento das peruas e promete continuar investindo neste nicho ligeiramente peculiar. São grandes as chances do surgimento de um novo produto ainda este ano.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.