NOTÍCIA ANTERIOR
Metalúrgicos da Volks rejeitam banco de horas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Petroleiros iniciam greve de 5 dias em plataformas da Petrobras
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/07/2008 | Economia
Varejo da região aposta em oferta diária
O varejo do Grande ABC realiza, a cada dia da semana ou a cada quinzena, promoções temáticas para atrair para dentro das lojas os consumidores que procuram boas ofertas.

Os preços de alimentos, roupas, computadores e bebidas podem ficar de 10% a 70% mais em conta do que em outros dias da semana.

O Extra, do Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, além da Quarta Extra, que oferece produtos perecíveis como frutas, legumes e verduras, padaria, peixaria e açougue com até 30% de desconto, realiza duas vezes ao ano a Feira de Informática, o Festival Bebê, 1 Centavo, Marcas Campeãs, Feira da Telefonia, Etiqueta Laranja (no setor de moda têxtil), Quinzena de Brinquedos e Campanha de Aniversário (veja tabela ao lado).

Neste caso, os consumidores que forem conferir os preços dos produtos ofertados no período das feiras, vão encontrar artigos com descontos entre 50% a 70%, dizem os administradores.

Coop - Outra rede que conta com promoções em dias específicos para aumentar o fluxo de consumidores pelos corredores é a Coop.

Segundo Airton Miranda dos Santos, gerenciador de categoria no segmento de hortigranjeiros, às terças e quartas-feiras a seção de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) tem preços até 30% mais baratos que nos demais dias.

Oduvaldo Tozei, gerenciador do açougue da mesma empresa, explica que tenta negociar bons preços com os fornecedores para derrubar os custos desses produtos durante os finais de semana.

No ano, a Coop realiza também a feira de informática. "Os interessados podem parcelar em até 12 vezes no cartão da rede ou em até 24 meses sem entrada, no crediário", diz a gerenciadora de produtos, Débora Alves Correia.

Zaíra - Em Mauá, o Supermercado Zaíra realiza às terças-feiras, a Terça Verde, com abatimento nos valores das mercadorias do setor hortifruti de até 30%. Quarta é o dia de vender bolos e ‘salgadinhos' e, na quinta, os melhores preços são das carnes bovinas. A empresa afirma que os descontos são de 20% nos dias especiais.

"O objetivo é conquistar clientes. Nos dias de promoção, aumenta de forma significativa o número de clientes que freqüentam o supermercado", assegura o sócio-proprietário, Francisco Domingos da Silva.

A rede francesa Carrefour também está de olho no filão de consumidores que buscam preços mais atraentes. Além dos produtos em promoção anunciados no tablóide da companhia, a quarta-feira é dia de sacolão.

A Wal-Mart, empresa de origem norte-americana, também reduz os preços de frutas, legumes e verduras nas quartas e quintas-feiras. Assim como as demais concorrentes, a intenção é chamar a atenção dos consumidores para as promoções e para outros produtos expostos nas prateleiras e gôndolas da rede.

Custo baixo chama a atenção dos clientes
Parcela expressiva dos consumidores do Grande ABC admite que está sempre atenta aos anúncios de ofertas, tablóides de supermercados e faixas indicando onde será a próxima promoção.

"Melhor ainda se a propaganda apontar quais são as formas de pagamentos oferecidas pelo anunciante", comenta Marcos Donizete, que trabalha como maçariqueiro e mora em Santo André.

A dona-de-casa, Ivone Moreira da Silva, diz que fica de olho nas ofertas em destaque nas gôndolas do supermercado. Mas assegura que só leva para casa o que realmente precisa.

Inflação - "Não é porque os produtos estão em oferta que saio colocando tudo no carrinho. O produto pode estar mais em conta, mas, mesmo assim, é preciso pensar que a inflação subiu muito nos últimos meses", explica Ivone.

A dona-de-casa Maria Fátima de Souza afirma que também aproveita as promoções para ir às compras. "Só assim mesmo para eu conseguir comprar algum produto para casa. Os alimentos estão muito caros", justifica.

A dona-de-casa Irani Souza, de São Caetano, conta que além de ficar atenta às liqüidações, freqüenta os supermercados que oferecem mercadorias por um preço justo em um dia específico da semana.

"Deixo para comprar os legumes, verduras e frutas nas quartas ou quintas-feiras, porque há mais variedade e estão mais fresquinhos", conclui.

Diversos ramos oferecem preço especial para consumidores
Os supermercados não são os únicos do Grande ABC a realizar ações pontuais com o objetivo de chamar a atenção dos consumidores. Os lojistas dos shoppings da região, pet shops, papelarias e lojas de material de construção também promovem festivais e bazares para fidelizar o consumidor e ampliar as vendas.

Quem procura por uma promoção para iniciar uma reforma, por exemplo, terá mais um opção, a partir de setembro, na Leroy Merlin.

As lojas da rede francesa vão oferecer, a cada mês do ano, de produtos básicos de construção (como areia e tijolos) a artigos de decoração.

Dimitrios Markakis, presidente da Dicicco, diz que sua empresa também barganha condições com os fornecedores para alimentar suas promoções. Segundo ele, a empresa costuma oferecer descontos de 30% nos produtos em oferta. "Desse total, 15% são o custo da empresa e os outros 15% ficam por conta dos fornecedores".

O Pet Center Marginal, de São Bernardo, reduz em até 20% o custo do banho e tosa entre segunda e sexta-feira. Uma funcionária da empresa conta que há descontos também para quem leva seu bicho de estimação ao veterinário da rede ou compra as vacinas em dias úteis.

O Mauá Plaza Shopping concentra suas ofertas nos períodos de troca de coleção e na promoção 3 Dias de Loucura. A maioria das lojas participa e os descontos vão até 70%, diz a administração.

A Kalunga, que atua no ramo de papelaria, também adotou essa fórmula e realiza eventos especiais principalmente no período de volta às aulas.

Por Verônica Lima - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.