NOTÍCIA ANTERIOR
Agentes de Saúde de Mauá participam de curso de formação
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeitura de Mauá prepara esquema especial para o Dia de Finados
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/10/2013 | Cidade
Varal de Pensamentos de Mauá recebe leituras dramáticas
Varal de Pensamentos de Mauá recebe leituras dramáticas
Nos dias 31 de outubro e 14 e 28 de novembro o Projeto Varal de Pensamentos apresenta o Ciclo de Leituras Dramáticas Para Novos Autores de Mauá.

O evento será sediado na Biblioteca Municipal Cecília Meireles sempre às 19h e com entrada franca. O endereço é Rua Campos Sales, 371, Centro.

Nesta quinta-feira (31), a programação começa com a leitura “Não Era Uma Vez”, de David Casanova. A performance traz um conto de fadas às avessas. Uma fábula contemporânea, Não Era Uma Vez parte da história de um rapaz aprisionado num castelo por uma "maldição" que apenas o verdadeiro amor pode libertar e passa por inúmeras situações divertidas, sempre com um intuito: falar das relações humanas no mundo de hoje a partir de um olhar jovem.

Já no dia 14 de novembro, será a vez da leitura "Apelo", de Liri Andrade. Sonhos diferentes que contemplam o mesmo amor. A peça “Apelo”, inspirada na música de Vinícius de Moraes, aborda a história de Helena, jovem artista que vê sempre um fio de esperança na vida, mas é surpreendida com o arrependimento e incompreensão de si mesma.

E no dia 28 de novembro terá dose dupla com as leituras “Um Relógio Sem Horas”, de Daniele Marques e “Ápice”, de Thainá Rodrigues. Em "Não importa o tempo, não importa quem”, Dafne encontrou o seu meio de vida ao observar a individualidade de cada pessoa que divide um ligeiro momento ao seu redor. Uma história construída a partir de trechos de outras. Essas experiências tornaram-se lembranças, e o desafio é transferido ao encontro do eu.

Em Um Relógio Sem Horas, Daniele Marques fala de uma máquina de confusões que vai dar o que falar pela cidade e juntará pessoas e memórias que não fazem o menor sentido. Esse relógio tem uma história engraçada e não vai ser tão cedo que o dono do bendito relógio vai conseguir contá-la. Uma linha de acontecimentos incrivelmente bizarros onde tudo está ligado e se completando.

A proposta tem por objetivo estimular a criação dramatúrgica em Mauá, bem como difundir novos autores que surgem na cena teatral local, apresentando a leitura de peças de teatro contemporâneo e levantando o debate sobre essa forma de expressão artística de maneira mais efetiva.

Além disso, o Ciclo de Leituras pretende aproximar o trabalho das Oficinas Culturais e o Projeto Varal de Pensamentos, tendo em vista que os autores que serão levados a público, num primeiro momento, são estudantes das oficinas e o espaço pretendido para a apresentação é a Biblioteca Cecília Meireles.

Histórico - Este projeto surge de um processo que o instrutor de teatro Felipe Vieira de Galisteo vem desenvolvendo desde 2012 junto com um grupo de alunos das Oficinas Culturais, intitulado Núcleo Experimental de Dramaturgia. A ideia do Núcleo, desde o começo, não era apenas o estudo da literatura dramática ao longo da história, mas também possibilitar a criação de novas obras para o teatro, descobrindo assim novos talentos na área.

Em um ano e meio de estudos foram criados alguns trabalhos bastante promissores, desenvolvidos por alunos entre 14 e 19 anos de idade. O foco, que inicialmente era apenas voltado à dramaturgia se expandiu durante esse percurso, surgindo assim não apenas textos voltados à cena teatral, mas também para a poesia e a prosa, ajudando a suprir uma linguagem artística não contemplada nas Oficinas Culturais, que é a Literatura.

Foram selecionadas quatro peças de teatro de quatro autores diferentes. O conceito da leitura é a interpretação dos personagens pelos atores apenas pelo uso da voz e de poucos gestos, enquanto o texto é lido para o público. Paralelamente a isso, o texto será projetado para que os presentes tenha o contato com a obra de maneira mais profunda, não apenas ouvindo o que o ator fala, mas também acompanhando, através da sua própria leitura, aquilo que o autor diz, potencializando a experiência estética.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2022 - Desde 2003 à 7007 dias no ar.