NOTÍCIA ANTERIOR
X1 vem em janeiro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cerato é mais que semelhança
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/08/2009 | Veículos
Vans e furgões, um novo filão
Vans e furgões ganham cada vez mais importância no portfólio das montadoras à medida que a economia brasileira se desenvolve e a mobilidade urbana decai. Para atender a um segmento que vai crescer nos próximos anos, marcas buscam atualizar veículos urbanos voltados para o transporte de passageiros e cargas, cuja agilidade e facilidade na condução são os principais atributos.

Com um mercado que deve ficar neste ano do mesmo tamanho que 2008 (cerca de 26 mil unidades), fabricantes consideram o fato de não crescer em 2009 uma boa notícia. Segmento que é uma espécie de braço do transporte pesado, vans e furgões só não acompanharam a queda de 20% de vendas em caminhões e ônibus em razão de a cidade de São Paulo ter ampliado as restrições a coletivos fretados e cargueiros.

Além de ter salvado as vendas, as restrições criam novas oportunidades. Como São Paulo, o Rio de Janeiro já começa a limitar o tráfego pesado. Belo Horizonte deve ser a próxima capital. A indústria automobilística aposta que a tendência será seguida por outras grandes cidades brasileiras. Atualmente, furgões e vans representam 25% das vendas de comerciais leves - os outros 75% são de picapes.

Novidades não param de chegar ao mercado. Após o início da importação da Transit (Ford) no final do ano passado, a Renault apresentou a reestilização da Master e a Mercedes-Benz lançou, semana passada, mais uma versão da linha Street, um grande furgão com 13,4 metros cúbicos de capacidade de carga - o maior entre os utilitários que podem circular em zonas de restrição de regiões metropolitanas.

Com seis versões, que incluem também chassi cabine, a Master tenta ampliar sua fatia no segmento de furgões e vans - o objetivo é passar de 17% para 22% das vendas. A líder é a Ducato (Fiat), com 32%. A Sprinter vem a seguir, com 25,4%. Os outros principais concorrentes são Daily (Iveco), Jumper (Citroën) e Boxer (Peugeot).

Para sentir como é a direção de um grande comercial leve, dirigimos a Master nas ruas de São Paulo. Com uma carteira de habilitação categoria B, é possível conduzir o furgão. A faixa de rolamento da esquerda pode ser utilizada nas grandes vias, como se fosse um carro de passeio.

Atuando numa faixa de peso que varia de 3.500 a 4.600 quilos, a Master tem dimensões que surpreendem o motorista acostumado aos automóveis. Na maior versão, o comprimento da Master chega a 5,89 m, com capacidade para transportar até 12,5 metros cúbicos de carga. Na versão van, tem configuração para levar até 15 passageiros.

A altura elevada, facilidade na condução e suspensão ajustada são as boas surpresas. O desempenho do motor diesel 2.5 16V de 115 cavalos de potência e do câmbio de seis marchas também agradam. Mas os ruídos internos irritam, além de o grau muito inclinado do assento incomodar.

Para compensar o desconforto, as montadoras buscam equipar grandes utilitários com freios ABS, ar-condiconado, regulador de cinto de segurança, entre outros itens presentes em carros de passeio.

Por Wagner Oliveira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.