NOTÍCIA ANTERIOR
Donisete vê vitória no 2º turno
PRÓXIMA NOTÍCIA
Funcionários são feitos reféns em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/10/2012 | Cidade
Vanessa lidera pesquisa e eleições podem terminar no primeiro turno
Vanessa lidera pesquisa e eleições podem terminar no primeiro turno
A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) manteve a liderança na pesquisa de intenção de votos, encomendado pelo jornal “Diário do Grande ABC”, em Mauá. Segundo aponta o levantamento, Vanessa aparece com 32,7% das intenções de voto na cidade, índice superior ao registrado na última pesquisa, realizada em agosto quando a prefeiturável tinha 31,7%, o que lhe registra uma vantagem de mais de 12% para o vice líder, o também deputado Donisete Braga (PT), que cresceu 5,1% em relação a amostragem anterior e registra hoje 20,4% das intenções de voto.

A deputada estadual mostrou-se muito feliz com o resultado e credita sua liderança aos moldes de sua campanha e a população, que tem entendido sua mensagem. “Fico muito feliz (com o resultado). Isso mostra que a nossa forma de fazer política, com propostas e sem baixarias, tem sido bem aderida pela população de Mauá. Mostra um sentimento de carinho”, disse.

Quem também subiu na preferência popular foi o candidato Atila Jacomussi (PPS). Anteriormente em quinto lugar, o popular socialista passou para o terceiro lugar, com 11,8% das intenções contra os 8,7% registrados na pesquisa anterior. Em contrapartida, dois candidatos registraram queda na popularidade. Ozelito (PTB) manteve a quarta posição nas intenções de voto, mas perdeu força. No levantamento de agosto, o petebista tinha 8,9% das intenções. No entanto em setembro caiu para 7,3%. Contudo, quem sofreu a maior queda foi Diniz Lopes (PR). Terceiro colocado no mês anterior, empatado tecnicamente com Donisete Braga, o republicano é agora apenas o quinto colocado, tendo caído de 11,4% para 5,6%.

Entre os outros candidatos, Edimar da Reciclagem (PSDB) teve 2,7%, José Silva (PSOL) teve 0,9%, e Paulo Bio (PV) ficou com 0,7%. Brancos e nulos somaram 12,2% enquanto 5,7% não souberam responder.

Vanessa Damo também mantém a dianteira na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são divulgados. Nessa modalidade a peemedebista aparece com 26,4%. Donisete Braga é o segundo com 16%. Vêm em seguida: Atila (9,4%), Ozelito (4,9%), Diniz (3,9%), Edimar (2,1%), José Silva (0,5%) e Paulo Bio (0,3%). Brancos e nulos somam 10,7%, enquanto que 25,3% ainda não sabem em quem votar.

Ao todo, foram ouvidas 1.070 pessoas no dia 24, segundo o jornal. A margem de erro da pesquisa é de três pontos e ela está registrada no TSE.

Possibilidade de definição no primeiro turno

Uma possibilidade que chama a atenção no pleito deste fim de semana é a da definição das eleições em primeiro turno. Isso porque o candidato Diniz Lopes teve seu registro de candidatura indeferido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O republicano, no entanto, ainda aguarda uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Caso a decisão tomada pelo tribunal paulista seja acatada em Brasília, Lopes terá seus votos anulados e o percentual será distribuído proporcionalmente entre os válidos dos outros candidatos.

Nesse cenário, Vanessa Damo ficaria mais próxima de atingir os 50% mais um voto, que seriam necessários para que seja eleita no primeiro turno. Segundo a pesquisa, os votos validos da deputada subiriam de 39,8% para 42,3%. Já Donisete Braga subiria de 24,8% para 26,8%.

A candidata também falou sobre essa possibilidade. “É possível sim ser eleita no primeiro turno. Vou trabalhar e procurar levar nossas propostas ao maior número possível de pessoas. A população dará o voto pela mudança”, enfatizou Vanessa.

Governo do PT segue mal avaliado na cidade

A pesquisa do “Diário” também perguntou aos eleitores de Mauá qual a opinião com relação ao governo do prefeito Oswaldo Dias (PT) no município. E a avaliação segue não sendo positiva. De acordo com o relatório, 44,2% dos entrevistados reprovaram a administração de Dias, sendo que 30,7% consideram seu governo péssimo e 13,5% acham ruim. O atual índice supera o que foi registrado nos levantamentos anteriores. Em julho a taxa de reprovação da administração petista foi de 43,5% e em agosto o percentual foi de 42,8%.

Por outro lado, 21% da população aprova o governo de Dias, com 3,1% dos entrevistados avaliando como ótimo e 17,9% como bom. Já 32,7% consideram a gestão regular, enquanto 2,1% dos entrevistados não souberam responder.

Por Jornal Opinião Pública - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.