NOTÍCIA ANTERIOR
Futebol é tema de nova exposição no Museu Barão de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Com ciclofaixa, avenida Barão de Mauá terá rotas alternativas
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/06/2014 | Cidade
Vanessa Damo instala CPI de Áreas Contaminadas
Vanessa Damo instala CPI de Áreas Contaminadas Vanessa Damo foi eleita presidente da comissão
Vanessa Damo foi eleita presidente da comissão
Deputada estadual presidirá comissão, que lutará pelo pagamento das indenizações, com foco no condomínio Barão de Mauá

A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) instalou a CPI das Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo na tarde desta quarta-feira (4). A peemedebista, autora do pedido de CPI, foi eleita presidente da comissão, que tem como enfoque especial o Condomínio Barão de Mauá, localizado no Parque São Vicente, em Mauá.

Cerca de 7.000 pessoas vivem nos prédios, construídos em cima de um lixão industrial que pertencia à FIAT/Magneti Marelli. Vanessa já comandou uma Frente Parlamentar em prol dos moradores – que conseguiu a liberação de um laudo da Cetesb, que confirmou a contaminação da área.

De acordo com o documento, 11 prédios, dos 54 existentes, devem ser desocupados porque o terreno está contaminado com diversos gases, como metano, e substancias tóxicas que colocam em risco a saúde das famílias que moram no local. Desde 2000, os moradores aguardam o pagamento da indenização para comprar um novo imóvel e sair dos prédios.

“Vamos investigar com poder de polícia para convocar o diretor presidente da FIAT/Magneti Marelli para prestar esclarecimentos. Nosso objetivo é que essa indenização dos moradores seja paga rapidamente. Eles estão há 12 anos esperando e 12 anos é tempo demais para quem vive exposto à diversas substâncias tóxicas e cancerígenas”, destacou a deputada.

Em 2000, Geraldo Riviello morreu ao acender um isqueiro para enxergar melhor a bomba d’água que ele consertaria. Os gases acumulados no local causaram a explosão, o que culminou na descoberta de, no mínimo, 44 gases tóxicos em todo o terreno.

Desde então, as pessoas que moram no condomínio lutam pela indenização para comprar outro imóvel para viver em paz com suas famílias. “Estamos falando de pessoas que sonharam com a casa própria, mas o sonho virou pesadelo. Os moradores hoje sofrem ao ver seus filhos e entes queridos com sérias doenças por causa da contaminação do solo. A CPI será importante para que justiça seja feita e vidas salvas”, reiterou.

A CPI também investigará os terrenos contaminados do shopping Center Norte, do Cingapura na avenida Zaki Narchi.

A próxima reunião foi marcada para dia 11 de junho, às 15h30min, na Assembleia Legislativa quando será aprovado o cronograma de ações da CPI, entre os quais está a visita in loco e convocação do Diretor Presidente da FIAT/Magneti Marelli do Brasil para prestar esclarecimentos.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.